Comissão vai ouvir presidente da ANP nesta quarta-feira — Rádio Senado

Comissão vai ouvir presidente da ANP nesta quarta-feira

LOC: AS DUAS CPIS DA PETROBRAS REALIZAM AUDIÊNCIAS NESTA QUARTA-FEIRA.

LOC: A COMISSÃO DO SENADO VAI OUVIR A PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO E A MISTA VAI TOMAR O DEPOIMENTO DE EX-DIRIGENTE DA ESTATAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Após o depoimento de dirigentes e técnicos da Petrobras, incluindo a presidente Graça Foster, a CPI do Senado marcou para esta quarta-feira a oitiva da presidente da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard. O relator, senador José Pimentel, do PT do Ceará, rebateu as críticas de que ela não acrescentará nada às investigações. Ele citou que a CPI do Senado está dividida em quatro eixos: a compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos, o suposto pagamento de propinas para funcionários da Petrobras, a suspeita de superfaturamento da refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco e a segurança nas plataformas. 

(Pimentel) Queremos adiantar a questão da segurança nas plataformas. Exatamente, por isso, estamos trazendo a presidenta da ANP, que é a entidade que coordena essa parte de segurança de plataforma, que acompanha os investimentos e ao mesmo a parte de licitação das várias bacias no Brasil. 

REP: Já a CPI Mista da Petrobras deve ouvir o ex-presidente da estatal, Sérgio Gabrielli. O presidente da Comissão, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, acredita que os integrantes das duas CPIs terão acesso ao inquérito da Operação Lava-Jato, que desvendou um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo o doleiro Alberto Yousseff e o ex-diretor da Petrobras, Paulo Costa. 

(Vital) Procedemos um encontro para adaptarmos a linguagem eletrônica entre o PRODASEN e a 13ª Vara para fazermos o download de toda a documentação. Vamos ultimar esse processo técnico para iniciar a distribuição desse material com os senhores senadores e deputados. 

REP: Mas o senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná avalia que as CPIs continuarão esvaziadas. 

(A.Dias) Portanto, até outubro, essa CPI não terá como se reunir com quórum suficiente para deliberar. Acho que a CPI só apresentará algum resultado se for prorrogada para além das eleições. 

REP: As reuniões das CPIs deixarão de ocorrer duas vezes por semana para um encontro semanal em função da Copa e das convenções partidárias.
24/06/2014, 01h03 - ATUALIZADO EM 24/06/2014, 01h03
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00