Comissão vai debater o aumento do índice de analfabetismo no Brasil — Rádio Senado

Comissão vai debater o aumento do índice de analfabetismo no Brasil

LOC: O AUMENTO DO ÍNDICE DE ANALFABETISMO NO BRASIL MOTIVOU O SENADO FEDERAL A PROMOVER UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O TEMA.

LOC: PARA O SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, A EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL CAMINHO PARA O AVANÇO DE UM PAÍS. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM.
 
(Repórter) A Comissão de Direitos Humanos do Senado vai debater em audiência pública as taxas de analfabetismo no Brasil. Atualmente, cerca de treze milhões de brasileiros não sabem ler ou escrever. Outros trinta milhões são analfabetos funcionais, ou seja, não conseguem interpretar o que leem. Entre os anos dois mil e onze e dois mil e doze, houve um aumento de trezentas mil pessoas analfabetas no país. No encontro, os senadores devem discutir junto com especialistas os motivos de não haver redução nessas taxas, e sugerir medidas para levar educação a essas pessoas. A audiência é uma iniciativa conjunta dos senadores Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, e Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. Paim destacou que educação é ponto fundamental para o desenvolvimento de um país.
 
(Paulo Paim) Todos nós sabemos que qualquer país do mundo, para desenvolver, ter uma qualidade de vida para o seu povo ou pra sua gente, passa por educação. No Japão foi assim e em todos os outros países também. O senador Cristovam levantou essa ideia de nós discutirmos, a erradicar o analfabetismo no Brasil. Naturalmente eu sou simpático à isso e quero muito ajudar nessa caminhada.
 
(Repórter) A audiência ainda não tem data definida. Para o encontro, serão convidados o ministro da Educação, José Henrique Paim; a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; e o professor da Universidade de São Paulo, Moacir Gadotti, que também é dirigente do Instituto Paulo Freire.
28/02/2014, 04h46 - ATUALIZADO EM 28/02/2014, 04h46
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00