Comissão Senado do Futuro debateu crise hídrica e situação de emissoras comunitárias — Rádio Senado
Balanço 2017

Comissão Senado do Futuro debateu crise hídrica e situação de emissoras comunitárias

A Comissão Senado do Futuro debateu em 2017 temas como a crise hídrica, as rádios comunitárias e a situação dos servidores públicos. Segundo o presidente da comissão, senador Hélio José (PROS-DF), os debates continuarão em 2018.

21/12/2017, 18h22 - ATUALIZADO EM 21/12/2017, 20h30
Duração de áudio: 02:13
Comissão Senado do Futuro (CSF) realiza audiência pública interativa para debater o Futuro do Mercado Imobiliário no país e a necessidade de desenvolvimento social. 

Mesa: 
presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva; 
presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Distrito Federal (Creci-DF), Hermes Rodrigues de Alcântara Filho; 
diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Júlio Cesar Peres; 
presidente da CSF, senador Hélio José (Pros-DF); 
ex-governador do DF, Paulo Octávio; 
presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi/DF) e representante da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Paulo Roberto de Morais Muniz.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Waldemir Barreto / Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO SENADO DO FUTURO DEBATEU EM 2017 TEMAS COMO A CRISE HÍDRICA, AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS E A SITUAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS. LOC: SEGUNDO O PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADOR HÉLIO JOSÉ, DO PROS DO DISTRITO FEDERAL, OS DEBATES CONTINUARÃO EM 2018. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TÉC: Ao longo de 2017, a Comissão do Senado do Futuro debateu diversos temas: Crise Hídrica, Energia Fotovoltaica, Rádios Comunitárias, Servidores Públicos, Democracia, Juventude, Condomínios e a Participação Popular. O presidente da comissão, senador Hélio José, do PROS do Distrito Federal, destacou os casos das audiências sobre as rádios comunitárias: (HÉLIO): Procurei pegar assuntos que estavam no mais no dia a dia da pauta. Por exemplo, nós fizemos três audiências públicas sobre as rádios e TVs comunitárias. Porque nesse ano foi discutida aqui a Medida Provisória 7-4-7, com qual pudemos salvar mais de 5 mil rádios comunitárias no Brasil de serem fechadas. (REP): A audiência sobre as rádios e TVs comunitárias tratou, principalmente, das cobranças feitas pelo ECAD em relação aos direitos autorais das músicas essas emissoras transmitem. Geremias dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Rádio Difusão Comunitária, na audiência de 28 de setembro, cobrou do ministério das Comunicações apoio contra as possíveis cobranças abusivas do ECAD: (GEREMIAS): Já que vocês têm um entendimento que para nós é louvável, de apoiar as rádios comunitárias nessa questão dos direitos autorais. Nós não somos contra pagar direito autoral. Nós somos contra é a forma que está e forma que foi criada as rádios comunitárias. Principalmente porque nós somos entidades sem fins lucrativos. Eu queria propor por que não o Ministério ajudar ainda mais as rádios comunitárias, entrando aí na ação contra o ECAD? (REP): Na audiência sobre crise hídrica, em 11 de dezembro, Henrique Mendonça Faria, diretor do Sindágua-DF, destacou a redução das chuvas e o desperdício como dois elementos graves da crise no setor: (HÉNRIQUE): De três anos pra cá, a gente tem vivido cada vez mais um período maior de seca e uma precipitação menor da série do histórico de chuvas. A empresa de saneamento do Distrito Federal ela tem aproximadamente 30% de perdas nas suas redes, o que é uma das maiores perdas do Brasil (REP): Outras audiências tiveram grande participação popular por mensagens enviadas ao e-cidadania. Foi o caso da que discutiu a situação dos servidores públicos, em 9 de novembro, e a audiência sobre a geração de energia solar, em 14 de setembro. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.

Ao vivo
00:0000:00