Audiência pública

Comissão Senado do Futuro vai debater uso de grades em condomínios residenciais

01:43Comissão Senado do Futuro vai debater uso de grades em condomínios residenciais

Transcrição LOC: A COMISSÃO SENADO DO FUTURO VAI DISCUTIR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA O USO DE GRADES EM PRÉDIOS E CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS. LOC: A REUNIÃO ESTÁ PREVISTA PARA ESTA QUINTA-FEIRA, ÀS CINCO DA TARDE. REPÓRTER MARINA FERREIRA. (Repórter) A discussão vai abordar temas como o fechamento de ruas e o uso de grades e cancelas em prédios e condomínios localizados em áreas de livre circulação de pedestres. Na avaliação do presidente da Comissão Senado do Futuro, senador Hélio José, do PROS do Distrito Federal, esses equipamentos são necessários para aumentar a segurança dos moradores: (Hélio José) Essa audiência pública visa a discutir essa grave problemática que afeta a dignidade humana, o direito de moradia e afeta a questão da segurança pública, que está tão envolto na discussão nesse momento e defender a população, que é favorável a permanência dessas grades. (Repórter) De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mais de 61 mil pessoas morreram de forma violenta no ano passado. Esse número foi o maior já registrado no Brasil. Nos casos de latrocínios, ou seja, nos roubos seguidos de morte, houve um crescimento de 50 por cento entre os anos de 2010 e 2016. Para Hélio José, esses dados comprovam a necessidade das grades que, na avaliação do senador, não prejudicam o fluxo de pessoas. (Hélio José) Essa questão de ir e vir está preservado. Todo mundo quando vai em algum lugar não tem que bater na porta? Não existe esse impedimento não. Nós queremos exatamente preservar o direito de ir e vir e o direito da segurança. Casar essas duas questões. (Repórter) No Cruzeiro, região administrativa do Distrito Federal, o ministro do STF Celso de Mello, determinou que fossem retiradas as grades, que cercam os prédios, por contrariar o projeto urbanístico de Brasília. Foram convidados para a audiência pública representantes do setor de segurança pública, habitação, urbanismo e justiça.

A Comissão Senado do Futuro vai promover audiência pública nesta quinta-feira (22) para debater o fechamento de ruas e o uso de grades em prédios e condomínios residenciais. Para o debate, solicitado pelo senador Hélio José (Pros-DF), foram convidados representantes dos setores de Segurança Pública, Habitação, Urbanismo e Justiça. O senador diz ser favorável à permanência dos equipamentos por ajudar a garantir a segurança da população.

TÓPICOS:
Brasília  Celso de Mello  Comissão Senado do Futuro  Distrito Federal  Habitação  IR  Justiça  Moradia  PROS  Segurança  Segurança Pública  Senador Hélio José 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo