Comissão Senado do Futuro debate cercamento de ruas e prédios nas cidades — Rádio Senado
Audiência pública

Comissão Senado do Futuro debate cercamento de ruas e prédios nas cidades

A Comissão Senado do Futuro (CSF) discutiu, nesta quinta-feira (22), a polêmica do cercamento de ruas e prédios residenciais com grades. A iniciativa ganhou força com o aumento da violência urbana nos últimos vinte anos. A medida não tem amparo jurídico e muitas cidades obrigam os moradores a derrubar as cercas. Um exemplo da polêmica é a situação dos moradores do Cruzeiro Novo, em Brasília, que cercaram seus prédios há mais de vinte anos e agora uma decisão judicial determina a retirada das grades.  O senador Hélio José (PROS-DF), presidente da comissão, considera “o crescimento vertiginoso da violência urbana” a principal razão para o aumento das cercas e grades em áreas residenciais.

22/02/2018, 20h21 - ATUALIZADO EM 22/02/2018, 21h06
Duração de áudio: 01:31
Comissão Senado do Futuro (CSF) realiza audiência pública interativa para tratar sobre o fechamento de ruas ou condomínios prediais em face do aumento da violência.

Mesa:
subsecretário de políticas e planejamento urbano do GDF - SEGETH, Vicente Lima;
superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 0 DF (Iphan), Carlos Madson Reis;
presidente da CSF, senador Hélio José (Pros-DF);
presidente do movimento em defesa do Cruzeiro Novo, Salin Siddartha.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: O CERCAMENTO DE RUAS E PRÉDIOS NAS CIDADES FOI TEMA DE UM DEBATE NO SENADO. LOC: A AUDIENCIA PÚBLICA ACONTECEU NA COMISSÃO SENADO DO FUTURO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. TÉC (0222D12 – T: 01’27’’ ) A Comissão Senado do Futuro discutiu com especialistas o cercamento de ruas e condomínios residenciais para afastar a violência urbana. A representante do Ministério das Cidades, Diana Meirelles da Mota, afirmou que o exemplo da cidade do Cruzeiro, em Brasília, representa a realidade de diversos municípios brasileiros. O senador Hélio José, do PROS do Distrito Federal, explicou que a falta de segurança é a principal razão para os cercamentos: (Hélio José) “Temos observado o crescimento vertiginoso da violência urbana que penetra nos lares, nos locais de trabalho em todos os polos da sociedade”. (Ana): O planejamento urbano da Capital Federal impede que os prédios coloquem grades para isolamento de garagens e jardins. Para os moradores do Cruzeiro, o gradeamento foi necessário para inibir arrombamentos e furtos e evitar a desvalorização dos imóveis. Uma Ação Civil Pública de 1995 pede que as grades dos prédios do bairro sejam retiradas. Participaram da audiência pública representantes da OAB, do Instituto do Patrimônio Histórico do Distrito Federal, parlamentares, representantes de associações de moradores, da Secretaria Nacional de Cidadania e do Judiciário. A reunião interativa contou com a participação de cidadãos de vários estados por meio do portal E-cidadania. Entre as opiniões, os internautas pediram atenção para o combate à violência, a liberação do uso de armas pelas guardas municipais e a regularização fundiária urbana. Da Rádio Senado, ABS.

Ao vivo
00:0000:00