Comissão pede embaixador brasileiro com amplos poderes na Coreia do Norte — Rádio Senado
Relações Exteriores

Comissão pede embaixador brasileiro com amplos poderes na Coreia do Norte

A Comissão de Relações Exteriores vai trabalhar para que o Brasil volte a ter um embaixador plenipotenciário na Coreia do Norte. O anúncio foi feito pelo senador Fernando Collor (PTC-AL), que chefiou visita oficial de uma delegação parlamentar brasileira que retornou ao país no início do mês.  A Comissão de Relações Exteriores, presidida por Collor, aprovou na reunião de quinta-feira a criação de um grupo parlamentar de amizade com a Coreia do Norte. A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado.

11/05/2018, 17h31 - ATUALIZADO EM 11/05/2018, 21h51
Duração de áudio: 02:00
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República do Mali e submete à apreciação o nome de indicado pelo governo para a chefia da representação brasileira junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e outras organizações econômicas, em Genebra.

Bancada:
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
senador Lasier Martins (PSD-RS);
senador Pedro Chaves (PRB-MS); 
senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE); 
senadora Ana Amélia (PP-RS).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES VAI TRABALHAR PARA QUE O BRASIL VOLTE A TER UM EMBAIXADOR COM AMPLOS PODERES NA COREIA DO NORTE. LOC: O PRESIDENTE DO COLEGIADO, SENADOR FERNANDO COLLOR, CHEFIOU DELEGAÇÃO QUE ACOMPANHOU NEGOCIAÇÕES DE PAZ NA PENÍNSULA COREANA. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-um, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, tiveram um encontro histórico no dia 27 de abril. Pela primeira vez desde o armistício de 1953 um líder norte-coreano entrou no país vizinho para discutir um acordo de paz. Os dois chefes de governo assinaram a Declaração de Panmunjom para normalização das relações intercoreanas. O senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, presidente da Comissão de Relações Exteriores, chefiou uma delegação brasileira que visitou a Coreia do Norte para acompanhar de perto as negociações e ter encontros com lideranças do país asiático. O senador alagoano fez um balanço da visita, que incluiu um diálogo com o Presidente da Assembleia Popular Suprema da Coreia do Norte, Kim Yong-nam. (Fernando Collor) Na maioria dos encontros, houve referências positivas por parte das autoridades da República Popular Democrática da Coreia à atuação diplomática brasileira. O Brasil é o único país das Américas a contar com embaixada tanto na República Popular Democrática da Coreia quanto na República da Coreia. (Repórter) Fernando Collor anunciou que irá trabalhar para que o Brasil volte a ter um embaixador plenipotenciário na embaixada da Coreia do Norte. (Fernando Collor) num momento histórico como este, na Embaixada do Brasil em Pyongyang, temos somente a presença de um encarregado de negócios (...) com cinco ou seis funcionários norte-coreanos. (...) E, naturalmente, o Brasil, no nosso entender, não pode perder essa oportunidade única de participar deste momento histórico que terá repercussão planetária. (Repórter) A Comissão de Relações Exteriores aprovou na reunião de quinta-feira a criação de um grupo parlamentar de amizade com a Coreia do Norte. PRS 18/2018

Ao vivo
00:0000:00