Ministro diz que vídeo do Planalto a favor da ditadura foi 'erro de funcionário' — Rádio Senado
Transparência

Ministro diz que vídeo do Planalto a favor da ditadura foi 'erro de funcionário'

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor recebeu o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Alberto dos Santos Cruz. Ele veio falar sobre vídeo divulgado pelo Palácio do Planalto que defende o golpe militar de 1964. Senadores como Telmário Mota (Pros-RR) aproveitaram a presença do ministro para debater outros temas a exemplo da crise na Venezuela e da questão indigenista. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

13/06/2019, 13h25 - ATUALIZADO EM 13/06/2019, 14h32
Duração de áudio: 01:20
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza audiência pública para ouvir ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República a fim de prestar informações a respeito de um vídeo que faz apologia ao golpe militar de 1964.

Em pronunciamento, à mesa, ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA, GOVERNANÇA, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE E DEFESA DO CONSUMIDOR DO SENADO RECEBEU O MINISTRO-CHEFE DA SECRETARIA DE GOVERNO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ. LOC: ELE VEIO FALAR SOBRE VÍDEO DIVULGADO PELO PALÁCIO DO PLANALTO QUE DEFENDE O GOLPE MILITAR DE 1964, MAS APROVEITOU PARA DEBATER OUTROS TEMAS COMO A CRISE NA VENEZUELA E A QUESTÃO INDIGENISTA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O general Santos Cruz explicou que o vídeo que defende o golpe de 64 foi divulgado pelo Palácio do Planalto por erro de um funcionário. E que os servidores foram instruídos para terem mais cuidado com as publicações oficiais. Senadores aproveitaram a presença do ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República para abordar outros assuntos. Telmário Mota, do Pros de Roraima, pediu uma solução urgente para os apagões em seu estado, que depende da energia vendida pela Venezuela. E acrescentou que a questão indígena precisa de outro direcionamento. (Telmário Mota) Os indígenas não querem mais a exclusão, o isolamento, viver de comida natural, andar nu. Isso só enche o bolso de ONGs. Os indígenas querem a inclusão social, a inclusão política e a inclusão Econômica. (Repórter): O general Santos Cruz concordou com a necessidade de um novo rumo para a política indigenista. (Santos Cruz) Fazer um bom apoio para as comunidades para que elas se organizem. realmente para ele não viva mais do Estado assistencialista, dependendo ou de migalhas de uma organização, ou de governo etc. (Repórter): Segundo o ministro Santos Cruz, o governo quer iniciar ainda este ano a obra do linhão para interligar Roraima ao sistema elétrico brasileiro.

Ao vivo
00:0000:00