Comissão de Combate à Violência contra a Mulher define vice e relatora — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Combate à Violência contra a Mulher define vice e relatora

A Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) elegeu nesta quarta-feira (4) a deputada Elcione Barbalho (MDB-PA) para a vice-presidência do grupo. A presidente é a senadora Zenaide Maia (PROS-RN), que escolheu a deputada Luizianne Lins (PT-CE) para a relatoria. As informações com o repórter da Rádio Senado, Maurício de Santi.

04/09/2019, 19h05 - ATUALIZADO EM 04/09/2019, 21h27
Duração de áudio: 01:32
Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) realiza: 1ª parte - eleição de vice-presidente; 2ª parte - reunião de trabalho para apresentação do relatório de atividades do biênio 2017-2018. 

À mesa, presidente da CMCVM, senadora Zenaide Maia (Pros-RN).

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: A DEPUTADA ELCIONE BARBALHO FOI ELEITA NESTA QUARTA-FEIRA VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. LOC: O GRUPO É FORMADO POR 12 SENADORES, 12 DEPUTADOS E IGUAL NÚMERO DE SUPLENTES. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: A Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher está completa. A deputada Luizianne Lins, do PT do Ceará, foi escolhida relatora; e a deputada Elcione Barbalho, do MDB do Pará, foi eleita vice-presidente. Elcione que é deputada há mais de duas décadas pediu a união da bancada feminina a favor de projetos em defesa das mulheres: (ELCIONE BARBALHO) eu já estou nesta casa há 21 anos. Pouco ou nada mudou. Eu creio que agora nós somos uma bancada. Nós somos 77 e nós temos que mostrar a nossa posição, independente de partido. O nosso partido agora é a mulher. (Maurício) A presidente da Comissão, senadora Zenaide Maia, do PROS do Rio Grande do Norte, disse que a intenção é essa mesma: juntar esforços para avançar na conquista de direitos: (ZENAIDE MAIA): Não tem aquele ego arrigado de que isso é meu, isso é seu de apresentação. Eu quero dividir para ser uma luta de mulheres, de nós parlamentares. (MAURÍCIO): Um dos desafios da Comissão, segundo a deputada Áurea Carolina, do PSOL de Minas Gerais, é reduzir o que ela chama de violência política contra as mulheres: (AUREA CAROLINA): Temos sido atacadas por nossa luta corajosa de colocar a voz no mundo, de denunciar injustiças, de simplesmente ousar ocupar espaços de poder, de lutar para que conquistas como o direito à reserva de vagas nas candidaturas de mulheres não sejam derrubadas. (MAURÍCIO): Na próxima reunião do grupo, em 18 de setembro, será apresentado o relatório de atividades da comissão no biênio 2017-2018. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00