Comissão mista aprova MP que altera o Fies — Rádio Senado
MP 785

Comissão mista aprova MP que altera o Fies

A Comissão Mista da Medida Provisória 785/2017, que altera a forma de pagamento do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, aprovou o relatório final, nesta terça-feira (10). Para o presidente da comissão mista, senador Dalírio Beber (PSDB-SC), uma grande conquista do novo sistema de pagamento é a flexibilização do prazo de carência. A medida provisória será agora analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

10/10/2017, 18h38 - ATUALIZADO EM 10/10/2017, 20h51
Duração de áudio: 01:53
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) nº 785, de 2017, que trata da reforma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), realiza reunião deliberativa para apreciação de relatório. 

Mesa: 
presidente da CMMPV 785/2017, senador Dalírio Beber (PSDB-SC); 
relator da CMMPV 785/2017, deputado Alex Canziani (PTB-PR) 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO MISTA QUE ANALISOU A MP DO FIES APROVOU A PROPOSTA NESTA TERÇA-FEIRA. LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA SERÁ AGORA ANALISADA PELOS PLENÁRIOS DA CÂMARA E DO SENADO COMO INFORMA A REPÓRTER REBECA LIGABUE (LIGABÍ). (Repórter) O novo Fies, criado pela MP 785 de 2017, vai financiar cursos de nível superior para 100 mil estudantes com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos. Outras duas modalidades criadas pela MP são para quem tem renda mensal entre três e cinco salários mínimos, com 150 mil vagas para alunos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 60 mil para as demais regiões. A Medida Provisória também destinou ao Fies recursos de fundos constitucionais e de desenvolvimento regional, além de linhas de crédito do BNDES. Uma das principais mudanças que a Comissão Mista aprovou foi a ampliação do aporte de recursos do Tesouro Nacional ao Programa para chegar até 3 bilhões de reais, além da possibilidade de concessão de crédito estudantil para cursos de pós-graduação e de formação técnica e profissional. O relator, deputado Alex Canziani, do PTB do Paraná, destacou outras alterações feitas pelo colegiado. (Alex Canziani) Nós possibilitamos que houvesse uma redução para as pessoas que são tanto da área da saúde como também na área de professores. O professor, se ele fizer o Fies e trabalhar durante 100 meses na educação pública, ele vai quitar o seu financiamento. (Repórter) Para o presidente da Comissão Mista, senador Dalírio Beber, do PSDB de Santa Catarina, uma grande conquista é a flexibilização do prazo de carência. (Dalírio Beber) Houve aperfeiçoamento, existiram avanços. E nós esperamos que esses avanços se consolidem, para que comecemos o ano de 2018 já que garanta tranquilidade a todos os estudantes e às famílias. (Repórter) Agora, a MP segue para análise dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado onde precisa ser votada até 17 de novembro. MP 785/2017

Ao vivo
00:0000:00