Comissão aprova MP que viabiliza empréstimos para hospitais filantrópicos — Rádio Senado
Financiamento

Comissão aprova MP que viabiliza empréstimos para hospitais filantrópicos

Em Comissão Mista de Medida Provisória (MP 859/2018), relatório apresentado pela senadora Daniella Ribeiro, do PP da Paraíba, foi aprovado. O texto regulamenta operações de financiamento e inclui a participação no SUS de entidades hospitalares filantrópicas. Saiba mais na reportagem de Poliana Fontenele.

09/04/2019, 20h11 - ATUALIZADO EM 09/04/2019, 20h43
Duração de áudio: 01:58
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) nº 859/2018, que limita empréstimo do FGTS para hospitais filantrópicos, realiza reunião para apreciação de relatório.

Mesa:
presidente da CMMPV 859/2018, deputado Ricardo Barros (PP-PR);
relatora da CMMPV 859/2018, senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO MISTA APROVOU RELATÓRIO DA SENADORA DANIELLA RIBEIRO, DO PP DA PARAÍBA, DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE VIABILIZA EMPRÉSTIMOS PARA HOSPITAIS FILANTRÓPICOS. LOC: A MEDIDA SEGUE PARA VOTAÇÃO NOS PLENÁRIOS DA CÂMARA E DO SENADO. REPORTAGEM DE POLIANA FONTENELE. TÉC: Comissão Mista do Congresso aprovou o relatório da Medida Provisória que viabiliza operações de financiamento a entidades hospitalares filantrópicas que participem de forma complementar do SUS. A medida é um desdobramento de outra emepê, já transformada em lei, que permite a Santas Casas e hospitais filantrópicos terem acesso a linha de crédito com recursos do FGTS. Apesar disso, os empréstimos ainda não estavam sendo liberados por conta de regulamentações pendentes. Para o deputado Jorge Solla, do PT da Bahia, os hospitais filantrópicos são necessários e precisam de recursos financeiros. (Jorge Solla) É uma preocupação nossa que nem município nem estado nem os hospitais filantrópicos não vão continuar suportando isso muito tempo. Até aonde a gente vai deixar permitir que esse processo de garroteamento vá progressivamente se encaminhando é a preocupação que nós temos. (Repórter) A relatora da Comissão, senadora Daniella Ribeiro, do PP da Paraíba, destaca que o relatório apresentado é uma das opções para que as entidades filantrópicas saiam da dificuldade financeira. (Daniella Ribeiro) A única saída para que a gente possa dar pelo menos uma possibilidade de respiração nesse instante foi que foi apresentada através da relatoria então fica também aqui nosso desejo o nosso compromisso de buscar outras alternativas ao tempo em que o relatório traz a alternativa que não foi possível oferecer nesse momento. (Repórter) O texto aprovado estabelece maior inclusão de entidades filantrópicas de reabilitação física e na atuação com pessoas com deficiência, no SUS até o final de 2022. A medida provisória segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Poliana Fontenele.

Ao vivo
00:0000:00