Senadores ouvem secretário da Previdência e antecipam mudanças na reforma — Rádio Senado
Comissão Especial

Senadores ouvem secretário da Previdência e antecipam mudanças na reforma

Nesta quarta-feira (10), a Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma da Previdência (PEC 6/2019) foi instalada e ouviu o secretário da Previdência, Rogério Marinho. Os senadores anteciparam que a proposta sofrerá mudanças, a exemplo do pagamento do Benefício de Prestação Continuada e da aposentadoria rural. O presidente da Comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA), defendeu a proteção social na discussão da Reforma da Previdência. O secretário de Previdência afirmou que o governo vai defender a proposta sem mudanças.

10/04/2019, 18h45 - ATUALIZADO EM 10/04/2019, 19h57
Duração de áudio: 02:04
Comissão Especial destinada ao acompanhamento da tramitação, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição nº 6, de 2019, que "modifica o sistema de previdência social" (CEPREV), realiza reunião para instalação. 

Mesa: 
secretário de Previdência Social do Ministério da Economia, Leonardo Rolim; 
secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho; 
presidente da CEPREV, senador Otto Alencar (PSD-BA); 
relator da CEPREV, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: AO SER INSTALADA, COMISSÃO ESPECIAL DE ACOMPANHAMENTO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA OUVE REPRESENTANTE DO GOVERNO. LOC: SENADORES DEFENDEM MUDANÇAS À PROPOSTA, EM ESPECIAL, NA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E NA APOSENTADORIA RURAL. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. (Repórter) No mesmo dia em que foi instalada, a Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma da Previdência ouviu o secretário da Previdência, Rogério Marinho. Mais uma vez, ele disse que as mudanças vão garantir um sistema de aposentadoria justo e sustentável. E citou que a proposta também combaterá as fraudes e cobrará os devedores. Ao secretário, os senadores anteciparam que a Reforma da Previdência sofrerá mudanças. Entre elas, estão o pagamento do Benefício de Prestação Continuada, a aposentadoria rural e a idade e o tempo de contribuição das mulheres, como destacou a senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul. (Simone Tebet) Eu fiz a seguinte pergunta: e se deixar aumentar só o tempo de contribuição, mas garantir que a mulher pode se aposentar aos 60? Qual é a economia que se vai fazer em estender por mais dois anos? O que significa essa diferença? Eles não souberam responder. (Repórter) O secretário da Previdência alertou que qualquer alteração, a exemplo da aposentadoria das mulheres, fará com que os demais segmentos da sociedade paguem. Rogério Marinho afirmou que o governo vai defender a proposta sem mudanças. (Rogério) Nós iremos a partir da Comissão Especial fazer o debate e mostrar o porquê do que nós estamos propondo. O que produzimos em relação à questão do rural, em relação do BPC, a desconstitucionalização, a capitalização enfim. E vamos tentar convencer os parlamentares da justiça do que nós estamos ofertando. (Repórter) O presidente da Comissão, senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, declarou que o Senado vai priorizar a proteção social na discussão da Reforma da Previdência. (Otto Alencar) Não como se fazer a Reforma da Previdência sem modificar alguma coisa da contribuição previdenciária, ou seja, o lado fiscal. Mas não como se deixar de lado o principal disso tudo, que a proteção social das pessoas economicamente mais fracas, que não tiveram oportunidade de escola de competir no mercado de trabalho (Repórter) A Comissão Especial de Acompanhamento da Reforma da Previdência, composta por 9 titulares e 9 suplentes, vai ouvir especialistas e poderá levar as sugestões dos senadores aos deputados.

Ao vivo
00:0000:00