Comissões

Comissão discute baixa qualidade e preços altos da energia elétrica em Roraima

02:30Comissão discute baixa qualidade e preços altos da energia elétrica em Roraima

Transcrição LOC: A SITUAÇÃO PRECÁRIA DO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO ESTADO DE RORAIMA FOI ASSUNTO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO. LOC: A POPULAÇÃO DO ESTADO ENFRENTA APAGÕES E SOFRE COM PREÇOS ALTOS NAS TARIFAS. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: TÉC: Roraima é o único estado brasileiro que está fora do Sistema Interligado Nacional. A energia elétrica é fornecida pela Venezuela. Desde março o governo suspendeu a importação da energia. A situação foi assunto de audiência pública na Comissão de Transparência e Fiscalização e Controle do Senado. O senador Telmário Mota do Pros de Roraima, alertou que os problemas de apagões e preços elevados da tarifa de energia tem impedido o estado de receber investimentos: (Sonora Telmário) “Essa questão energética no estado de Roraima, ela aflige a população, provoca uma grande inquietação em todos os aspectos. Afeta o estado substancialmente no aspecto econômico, porque se você não tem uma energia sólida, não tem quem queira investir. E Roraima estrategicamente bem posicionado, com essa possibilidade de mercado” (Rep) A distribuidora de energia de Roraima já acumula uma dívida de mais de 286 milhões de reais. Apesar disso, o valor da tarifa de energia elétrica vai cair em novembro. Para a deputada estadual Betânia Medeiros, do Partido Verde de Roraima, e presidente da CPI da Energia Elétrica da Assembleia Legislativa do estado, a redução é insuficiente: (Sonora) “Nós temos constantes apagões no nosso estado e isso é diariamente esses apagões. Muitas das vezes nós somos informados, outras vezes não. Então, são apagões, são a conta muito alta. Quase todo mês nós temos reajuste, reajuste. Agora, a Anel reduziu a taxa de energia para o mês de novembro em 2,22%, o que é muito pouco para o tanto de aumento que a gente sofreu durante o ano inteiro e vem sofrendo” (Rep) Representante do Ministério de Minas e Energia, Guilherme Godói, falou sobre a pretensão do Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, de melhorar o sistema de fornecimento de energia elétrica do estado: (Sonora) “O ONS tá se preparando, já nos últimos detalhes para assumir a coordenação da operação do sistema Roraima. Não vou dizer para vocês que desligamentos são inexistentes, porque mesmo no sistema interligado eles ocorrem, mas nós estamos exaustivamente minimizar ao máximo os desligamentos justamente para trazer a segurança necessária para o povo de Roraima” (Rep) A Agencia Nacional de Energia Elétrica, Aneel, liberou a expansão do uso da termelétrica de Belo Monte, como alternativa para a falta de abastecimento vindo da Venezuela. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

A baixa qualidade e o preço elevado da energia elétrica em Roraima foi tema de audiência pública na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). O senador Telmário Mota (PROS-RR) alertou que os apagões constantes no estado e os preços muito elevados das tarifas de energia impedem que investimentos cheguem em Roraima e promovam o crescimento da região.

TÓPICOS:
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor  Consumidor  CPI  CTFC  Defesa do Consumidor  Energia  Fiscalização  Investimentos  Ministério de Minas e Energia  PROS  Roraima  Segurança  Senador Telmário Mota  Transparência  Venezuela  Comissões 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo