Comissão debate políticas públicas em combate ao feminicídio — Rádio Senado
Comissões

Comissão debate políticas públicas em combate ao feminicídio

Durante a audiência pública interativa realizada nesta quarta-feira (25), pela Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM), foram debatidas as políticas públicas aplicadas no combate ao feminicídio no Brasil. De acordo com os convidados, educar os homens desde cedo seria uma das formas de diminuição da violência, além de medidas protetivas eficazes às mulheres.

25/04/2018, 19h40 - ATUALIZADO EM 26/04/2018, 11h40
Duração de áudio: 01:52
Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) realiza audiência pública interativa para discutir a aplicabilidade da Lei 13.104/2015 - Lei do Feminicídio e a avaliação dos resultados das políticas públicas do Governo Federal no combate à violência doméstica. 

Mesa: 
pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher (Nepem/UnB), Lia Zanotta Machado;
consultora para a área de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Organização das Nacões Unidas (ONU) Mulheres, Aline Yamamoto;
consultora técnica de vigilância e prevenção de violências e acidentes do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima; 
presidente eventual da CMCVM, deputada Flávia Morais (PDT-GO);
ativista da Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal, Joseanes Santos.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DISCUTIU EM AUDIÊNCIA NESTA QUARTA-FEIRA A APLICAÇÃO DA LEI DO FEMINICÍDIO. LOC: DURANTE O DEBATE, A CONSCIENTIZAÇÃO DOS HOMENS DESDE CRIANÇA FOI APONTADA COMO UMA DAS SOLUÇÕES DO PROBLEMA. REPÓRTER LAÍSA LOPES TÉC: O assassinato de mulheres por meio de violência doméstica ou familiar, violência sexual, mutilação da vítima ou tortura é considerado feminicídio. Durante a audiência no Congresso, a Comissão avaliou as políticas públicas de combate à violência contra a mulher no Brasil, e os participantes destacaram a ineficácia das medidas protetivas atuais. Dados do Conselho Nacional de Justiça apontam que em 2016 foram registrados mais de um milhão de casos de violência doméstica no país e, neste ano, as denúncias já passam dos 334 mil. O representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Rafael Raeff, apontou que as ações preventivas deveriam ser mais efetivas. (Rafael Raeff) Infelizmente ainda acontece, é muito comum da mulher sofrer algum tipo de violência, ter a medida de urgência nas mãos e infelizmente vir a óbito, vir a falecer de uma mesma violência, do mesmo autor. (Repórter) Para que algumas políticas públicas possam ser criadas, a Comissão de Combate à Violência contra a Mulher pediu que os estados enviem dados sobre feminicídio para os órgãos brasileiros responsáveis em segurança pública. A deputada Flávia Morais, do PDT de Goiás, acredita que a violência contra a mulher é uma questão cultural e que falta orientação no processo de educação masculino sobre o assunto. (Flávia Morais) É importantíssimo o trabalho a longo prazo, principalmente na orientação das mães, das mulheres na criação dos seus filhos. Talvez é um resultado que demore a chegar, mas que passa por isso essa mudança cultural que a gente precisa ter para que a gente tenha uma diminuição dos números de feminicídio. (Repórter) Segundo dados do Instituto Maria da Penha, a cada sete segundos uma mulher é vítima de violência física no Brasil, e geralmente o agressor é uma pessoa próxima a ela. Da Rádio Senado, Laísa Lopes.

Ao vivo
00:0000:00