Comissão debate política de exportação do Brasil — Rádio Senado

Comissão debate política de exportação do Brasil

LOC: O BRASIL PRECISA FORTALECER A SUA POLÍTICA DE EXPORTAÇÕES E AUMENTAR A PRESENÇA DO PAÍS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL. 

LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A Comissão de Relações Exteriores discutiu a evolução do comércio internacional do Brasil a partir de 1990, quando acabou a chamada Guerra Fria e os países, então socialistas, abriram suas economias. O embaixador Rubens Barbosa disse que o Brasil está perdendo espaço nas exportações. A redução, segundo ele, chegou a cinco por cento no último ano: 

(Rubens Barbosa) Nós estamos chegando quase a meio trilhão de dólares nas exportações e importações, mas nesses últimos dois ou três anos e do ano passado para cá, houve uma queda de cinco por cento nas nossas exportações e um aumento de um por cento nas importações. E o saldo da balança de comércio caiu de 40 e tantos bilhões para 19 bilhões. E esse ano, as perspectivas são de um saldo ainda menor. 

(Repórter) O desequilíbrio na balança comercial afeta a economia brasileira, desestimulando a produção industrial. Para mudar esse cenário, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães defendeu um esforço do governo brasileiro, com uma maior participação das empresas multinacionais: (Samuel Pinheiro Guimarães ) É extremamente importante que o sistema industrial brasileiro passe a exportar mais. Que ele diversifique, não só para a América Latina, que hoje já exportamos 90 por cento do que exportamos vai para a América Latina, como enfrentar isso? Como estimular as empresas multinacionais instaladas no Brasil a participar desse esforço de exportação. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, disse que é preciso avaliar se o Brasil fez as melhores escolhas: 

(Ricardo Ferraço) “É necessário discutir se temos realmente feito as melhores opções diante dos riscos e das oportunidades que se nos apresentam, maximizando os nossos ganhos e reduzindo prejuízos.” 

(Repórter) O comércio internacional vai voltar a ser discutido no ciclo de debates que a Comissão de Relações Exteriores promove até o fim do ano que vem. Além desse assunto, a diplomacia brasileira e a política de defesa também serão tratados nas próximas reuniões.
08/04/2013, 08h26 - ATUALIZADO EM 08/04/2013, 08h26
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00