Comissão debate participação do Brasil na COP 23 — Rádio Senado
Mudanças Climáticas

Comissão debate participação do Brasil na COP 23

A Conferência das Partes da ONU sobre mudanças climáticas, a COP 23, na qual o Brasil vai participar, foi tema de uma audiência pública na Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC). Também foram debatidos os caminhos para a implementação de uma economia de baixo carbono pelos países. O presidente da comissão Mista de Mudanças Climáticas, Jorge Viana, do PT do Acre, confirmou que a comissão vai promover um evento durante a COP 23 para debater como o Congresso Brasileiro pode contribuir com o cumprimento das metas do Acordo de Paris pelo Brasil.

10/10/2017, 21h49 - ATUALIZADO EM 11/10/2017, 10h44
Duração de áudio: 02:48
Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realiza audiência interativa para debater o papel das Conferências das Partes na elaboração do Acordo do Clima e a importância do protagonismo brasileiro. 

Mesa:
secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Frask Lucero;
ministro-conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pécassou;
embaixador da Alemanha, Johann Georg Michael Witschel;
presidente da CMMC, senador Jorge Viana (PT-AC);
embaixador do Reino do Marrocos, Nabil Adghoghi;
embaixador de Fiji, Cama Tuiqilaqila Tuiloma.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CONFERÊNCIA DAS PARTES DA ONU SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, A COP 23, NA QUAL O BRASIL VAI PARTICIPAR, FOI TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. LOC: TAMBÉM FORAM DEBATIDOS OS CAMINHOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ECONOMIA DE BAIXO CARBONO PELOS PAÍSES. OUÇA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE PAULA GROBA. TÉC: A economia de baixo carbono já contabiliza investimentos significativos em países como França e Alemanha e vem ganhando impulso no Brasil. Além de já confirmarem que a economia ganha com a sustentabilidade, os países buscam investimentos cada vez maiores nesse tipo de economia para cumprirem o Acordo do Clima, firmado em 2015, durante a COP 21, na França. Nele, mais de 190 países se comprometeram a reduzir significativamente suas emissões de gases de efeito estufa. Durante debate na Comissão Mista de Mudanças Climáticas, o embaixador da Alemanha no Brasil, Johann Witshel, afirmou que é possível movimentar a indústria dentro de um contexto de energia limpa, e que o país dele vem investindo cada vez mais nessa realidade. (JOHANN) Quando falando que o nosso objetivo é uma descarbonização da economia, não significa desindustrialização, mas sim modernização. Proteção climática já é um motor da economia. Na Alemanha temos agora mais emprego na greeneconomy, economia verde, do que no setor automobilista. (Rep) O embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi, afirmou que a meta do país é atingir a marca de 52% do seu abastecimento em energia limpa até 2030 e reconheceu que a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, sediada no Marrocos em 2016 impulsionou a transição energética do país. Já o ministro-conselheiro da embaixada da França, Gilles Pécassou, lembrou que a Lei de Transição energética do país prevê 75% da matriz energética limpa até 2050. Ao afirmar que o Brasil pode movimentar cerca de 950 bilhões de reais nessa nova economia de baixo carbono, o secretário de Mudança do Clima do Ministério de Meio Ambiente, Everton Lucero, pediu mais envolvimento neste tema das áreas econômicas e de planejamento do governo: (EVERTON) Convencer mais as autoridades nacionais da área econômica e financeiras de que esse é um tema relevante e que precisa migrar para a centralidade das decisões econômicas e financeiras do país. Não pode mais continuar sendo considerado como uma externalidade ambiental. (Rep) O presidente da comissão Mista de Mudanças Climáticas, Jorge Viana, do PT do Acre, confirmou que a comissão vai promover um evento durante a COP 23 para debater como o Congresso Brasileiro pode contribuir com o cumprimento das metas do Acordo de Paris pelo Brasil. (JORGE) Fazermos uma discussão sobre a agenda legislativa necessária e que auxilie a implementação do Acordo de Paris. (Rep) A Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas acontece entre os dias 6 e 17 de novembro, em Bonn, na Alemanha. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00