Covid-19

Comissão debate dificuldade de crédito para micro e pequenos empresários

01:34Comissão debate dificuldade de crédito para micro e pequenos empresários

Transcrição LOC: A COMISSÃO MISTA QUE ANALISA AS AÇÕES DE COMBATE À PANDEMIA DEBATEU AS DIFICULDADES DE ACESSO AO CRÉDITO PARA MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS. LOC: PROGRAMA DE JURO ZERO FOI UMA DAS SUGESTÕES DOS PARTICIPANTES DA AUDIÊNCIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) Micro e pequenos empresários reclamaram do pouco crédito disponível para manter seus negócios funcionando neste momento de pandemia. O senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, pediu um programa de juro zero semelhante ao que existe em seu estado. (Esperidião Amin) O governo estabelecer um limite de recursos financeiros para que ele banque o juro zero para micros e MEIS via organizações de microcrédito, oscips, como está acontecendo em Santa Catarina. Para “meis”, limite da operação, 5 mil reais. E para micro e pequenas empresas, limte da operação de 10 mil reais. E o governo, em vez de subsidiar pelas garantias, subsidiar os juros. (Repórter) Ercílio Santinoni, da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, elogiou o programa catarinense do juro zero e cobrou apoio para os microempreendedores. (Ercílio Santinoni) É uma das alternativas, principalmente porque você não tem inadimplência, porque na hora que tem inadimplência é cobrado o juro e acaba tendo uma inadimplência baixíssima. (Repórter) Silas Santiago, do Sebrae, alertou que as medidas de apoio econômico estão chegando ao final e a retomada ainda não veio, com o risco de uma segunda onda de fechamento de empresas.

A Comissão Mista que analisa as ações de Combate à Pandemia debateu as dificuldades de acesso ao crédito para micro e pequenos empresários. O senador Esperidião Amin (PP-SC) sugeriu que o governo federal subsidie juro zero para os micros, a exemplo de programa que existe em seu estado. A reportagem é de Bruno Lourenço.

TÓPICOS:
Crédito  Empresas  Inadimplência  Juros  Micro e Pequenas Empresas  pandemia  PP  Santa Catarina  Senador Esperidião Amin  covid-19 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 0 61 2211
Ao vivo