Comissão debate campo de estudos que une envelhecimento e tecnologia — Rádio Senado
Gerontecnologia

Comissão debate campo de estudos que une envelhecimento e tecnologia

Subcomissão Permanente de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa debateu a gerontecnologia, área de conhecimento multidisciplinar que trata do desenvolvimento de estudos e pesquisas com o objetivo de contribuir para a longevidade e qualidade de vida da população idosa. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

 

Veja a íntegra da audiência pública aqui.

26/09/2019, 15h24 - ATUALIZADO EM 26/09/2019, 15h24
Duração de áudio: 02:01
CASDPI - Subcomissão Permanente de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa realiza audiência púbica interativa para tratar sobre agerontecnologia, as mais recentes conquistas tecnológicas funcionais para a pessoa idosa, o problema do acesso da cidadania carente às tecnologias de alto custo e o advento das tecnologias baratas e alternativas.

Mesa:
secretário Nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antonio Costa;
presidente da Subcomissão Permanente de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, senador Eduardo Gomes (MDB-TO);
presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia e Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Carla Santana.

Foto: Jande de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: SUBCOMISSÃO DO SENADO DEBATE GERONTECNOLOGIA E AS INOVAÇÕES TECNOLOGICAS CRIADAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS. LOC: A REUNIÃO FOI SOLICITADA PELO SENADOR EDUARDO GOMES, DO MDB DE TOCANTINS. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. (Repórter) As inovações tecnológicas podem permitir que idosos permaneçam ativos na sociedade de forma independente e autônoma. O campo de estudos da gerontecnologia vem desenvolvendo pesquisas com o objetivo de contribuir para a longevidade e a qualidade de vida dos idosos por meio de produtos e serviços tecnológicos. A Subcomissão Permanente de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa realizou audiência pública para trata desse assunto. A Presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, Carla Santana, destacou que o Brasil passa por uma mudança demográfica significativa, onde o número de idosos vem crescendo e gerando demandas específicas para esse grupo. (Carla Santana) É um convite a gente pensar que o processo de envelhecimento é real, é concreto, e ele vai impactar todos os mercados. Então é importante pensar que o impacto é para o mercado, para indústria, para o setor de hospedagem, indústria alimentícia, seguros, robótica, saúde. No exterior todos esses mercados eles já estão se adaptando ao envelhecimento humano né, e acho que no Brasil ele é um nicho importante para ser ampliado no âmbito das suas oportunidades de desenvolvimento especialmente de produtos, serviços e conhecimento de uma forma mais ampla. (Repórter) O Secretário Nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Antonio Costa, destacou o Programa Viver, que tem por objetivo potencializar as habilidades necessárias da pessoa idosa para um envelhecimento ativo e saudável por meio de quatro campos de ação: tecnologia, educação, saúde e mobilidade física. Em relação à tecnologia, Antonio ressaltou como a secretaria trabalha. (Antonio Costa) A nossa secretaria faz a doação de uma rede de computadores e nós trabalhamos inicialmente em quatro eixos que é o eixo da inclusão digital, a introdução ao celular, a introdução ao smartphone, aos aplicativos que são necessários para que esses idosos têm oportunidade de serem inseridos nesse mundo digital. (Repórter) A audiência pública foi solicitada pelo senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins e fez parte das atividades propostas pelo Plano de Trabalho da Subcomissão.

Ao vivo
00:0000:00