Meio Ambiente

Comissão de Mudanças Climáticas vai debater repasses ao Fundo Amazônia nesta quarta-feira

01:43Comissão de Mudanças Climáticas vai debater repasses ao Fundo Amazônia nesta quarta-feira

Transcrição LOC: A SITUAÇÃO DO FUNDO AMAZÔNIA SERÁ TEMA DE DEBATE NESTA QUARTA NA COMISSÃO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. LOC: RETOMADA DE DOAÇÕES DE PAÍSES EUROPEUS ESTÁ SENDO NEGOCIADA PELO GOVERNO, APÓS A CRISE DAS QUEIMADAS. A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ. (Repórter) O Fundo Amazônia, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, sofreu um baque em agosto, por conta da crise das queimadas, inflamada pelo discurso presidencial crítico à política ambiental de países europeus. Noruega e Alemanha, cujas doações representam 90% do dinheiro do Fundo, suspenderam os repasses. E, agora, o governo brasileiro está tendo de negociar a volta das contribuições. Para debater essa situação, a Comissão de Mudanças Climáticas convidou representante do Ministério do Meio Ambiente; o chefe do Departamento de Assuntos Legislativos do BNDES, Victor Burns; e, representando o setor não governamental, o vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Democracia e Sustentabilidade, João Paulo Capobianco. O presidente do colegiado, senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, disse que, também na quarta, será apresentado um calendário com as audiências públicas que a Comissão promoverá até dezembro: (Zequinha Marinho) A gente faz audiência pública com o BNDES, tratando sobre o Fundo Amazônia, o Ministério do Meio Ambiente, mas ouvindo o setor não-governamental. Também vamos trazer o calendário até o final do ano, vamos tentar condensar, sistematizar isso porque senão nós vamos ter muitas audiências e nosso tempo talvez não permita tanta coisa porque nós temos um horizonte muito perto, que é o mês de dezembro para estar com o relatório consistente para fornecer à sociedade, ao governo e ao parlamento. (Repórter) O Fundo Amazônia foi criado há 11 anos e hoje financia 103 projetos de prevenção, monitoramento, combate ao desmatamento, conservação e uso sustentável da Amazônia Legal. Também é parceiro em ações de controle do desmatamento em outros estados.

A Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas debaterá, na quarta-feira (18), a situação do Fundo Amazônia. O governo negocia a volta das doações de países europeus, após suspensão de repasses devido à crise das queimadas. De acordo com o presidente do colegiado, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), um calendário com as audiências até dezembro será apresentado também na quarta-feira. A reportagem é de Marcela Diniz.

 

TÓPICOS:
Alemanha  Amazônia  BNDES  Democracia  Desenvolvimento  Desmatamento  Estados  Meio Ambiente  Mudanças Climáticas  Pará  Política  PSC  Senador Zequinha Marinho  Sustentabilidade 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo