Comissão de Meio Ambiente debate agricultura de baixo carbono — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Meio Ambiente debate agricultura de baixo carbono

Comissão de Meio Ambiente debateu a agricultura de baixo carbono com o objetivo de demonstrar a eficiência da implementação das técnicas para o uso da terra e o combate ao desmatamento. As contribuições dos especialistas vão apoiar a avaliação do colegiado sobre a Política Nacional de Mudança do Clima. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

10/10/2019, 17h28 - ATUALIZADO EM 10/10/2019, 17h28
Duração de áudio: 01:37
Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza audiência pública interativa para receber "contribuições para avaliação do Plano Agricultura de Baixo Carbono" para instruir a avaliação da Política Nacional de Mudança do Clima, selecionada pelo Requerimento nº 13/2019-CMA, nos termos do art. 96-B do Regimento Interno do Senado Federal. 

Mesa (E/D): 
coordenador de Políticas Públicas do Imaflora, Marcelo de Medeiros; 
sócia-gerente da Agroícone, Leila Harfuch; 
presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES); 
pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Raoni Rajão; 
pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Machado; 
diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Eduardo Brito Bastos.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DEBATE COM ESPECIALISTAS A AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO. LOC: O OBJETIVO É DEMONSTRAR A EFICIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DAS TÉCNICAS PARA O USO DA TERRA E O COMBATE AO DESMATAMENTO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TEC: O Plano da Agricultura de Baixo Carbono, ou ABC como é chamado, trata das práticas agrícolas que reduzem ou evitam as emissões de gases poluentes na atmosfera e contribuem para a adaptação das culturas às mudanças do clima, com capacitação de produtores, pesquisa e monitoramento de resultados. O senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, acredita que o Brasil tem grande potencial para produzir com qualidade e sem prejudicar o meio ambiente. (CONTARATO) São diversos fatores que favorecem o bom desempenho da atividade, a experiência dos produtores rurais, o fato de sermos um país de clima tropical, o tamanho do nosso território, a nossa disponibilidade de águas, os nossos modos de cultivo. Tudo isso possibilita um produto de alta qualidade, com potencial de sustentabilidade se forem observados requisitos de segurança ambiental. Rep: O Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, Pedro Machado, defende que o Plano ABC melhora os resultados do trabalho no campo. (PEDRO) Nós acreditamos que é um plano que juntamente com o Código Florestal dará a nossa agropecuária uma qualificação singular e com repercussão econômica e social muito importante para todos nós. Rep: A Comissão de Meio Ambiente tem até o final de 2019 para avaliar a Política Nacional sobre Mudança do Clima, e para isso recebe especialistas relacionados a temas correlatos, como é o caso da Agricultura de Baixo Carbono, com o objetivo de criar políticas públicas relevantes para o país. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00