Comissões

Comissão de Meio Ambiente aprova indicação para a Agência de Águas

02:22Comissão de Meio Ambiente aprova indicação para a Agência de Águas

Transcrição LOC: COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE APROVA INDICAÇÃO DE VITOR SABACK PARA A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO. LOC: ENTRE OS DESAFIOS DA ANA ESTÁ O CUMPRIMENTO DE METAS DO NOVO MARCO DO SANEAMENTO COM A OFERTA DE ÁGUA POTÁVEL E ESGOTO ENCANADO PARA QUASE TODA A POPULAÇÃO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: Criada no ano de 2000, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico regula o acesso e o uso dos recursos hídricos. Também fiscaliza a segurança de barragens e os reservatórios das hidrelétricas, sendo responsável ainda por regulamentar os serviços de saneamento básico. A chamada ANA conta com cinco diretores. Coube à Comissão de Meio Ambiente sabatinar o novo indicado. Vitor Saback é graduado em Administração pela Universidade de Brasília com pós-graduação em Finanças e Mercados de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas. Analista de Gestão Pública do Ministério Público da União, ele atua desde 2019 como assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes, e tem passagens pela Secretaria de Governo da Presidência da República, pela Procuradoria-Geral da República e pela Caixa Econômica Federal. Na sabatina, Vitor Saback reforçou o compromisso de atuar na ANA pela universalização da oferta de água potável e de esgoto encanado em todo o País. Segundo ele, será possível o cumprimento dessas metas até 2033, conforme o Marco do Saneamento. E afirmou que outro desafio é evitar o desperdício de água tratada ao citar a perda diária de 7 mil piscinas olímpicas. (Vitor) Temos demandas crescentes pelo uso de água e uma disponibilidade em queda. Para esse ponto acredito ser necessário aprimorar a gestão da demanda, buscar o maior controle de perda, estudar o reuso de água, investir e ampliar o acesso a novas tecnologias e métodos modernos no aproveitamento da água. A água é um recurso estratégico que deve usado de forma eficiente. REP: Já o senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, também alertou para a falta do uso racional de água. (Carlos Viana) As políticas de controle de uso licenciamento e regramento da água e é claro tratarmos o assunto como um bem finito. O tempo do Brasil em que as águas eram abundantes, esse tempo começa a chegar ao fim. É nossa responsabilidade fazer com que o país tem uma política de gestão responsável é coerente para preservarmos a nossa principal riqueza nas águas para as gerações futuras. REP: Aprovada por unanimidade pela Comissão de Meio Ambiente, a indicação de Vitor Saback para a Agência Nacional de Águas segue para o Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Por unanimidade, a Comissão de Meio Ambiente aprovou a indicação de Vitor Saback para a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Ele se comprometeu com a universalização da oferta de água potável e esgoto encanado até 2033. O senador Carlos Viana (PSD-MG) espera que a Agência conscientize a população sobre o uso racional da água. Aprovada pela CMA, a indicação de Vitor Saback para a ANA segue para o Plenário do Senado. As informações são da repórter Hérica Christian, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Água  CMA  Comissão de Meio Ambiente  Comissões  Meio Ambiente  Plenário do Senado  PSD  Saneamento Básico  Senador Carlos Viana 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 0 61 2211
Ao vivo