Comissão de Infraestrutura vai discutir as condições do transporte aéreo brasileiro — Rádio Senado
Audiência pública

Comissão de Infraestrutura vai discutir as condições do transporte aéreo brasileiro

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) vai promover uma audiência pública para discutir o aumento do preço das passagens aéreas e do despacho de bagagens. Serão convidados para o debate representantes da ANAC e das companhias aéreas. A iniciativa para o debate é do senador Jorge Viana, do PT do Acre. O senador ressaltou que no Brasil, pela sua extensão, o transporte aéreo não é luxo, mas necessidade, especialmente para a população do Norte e do Nordeste.

06/02/2018, 13h03 - ATUALIZADO EM 06/02/2018, 13h37
Duração de áudio: 02:59
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza reunião deliberativa com 11 itens. Entre eles, o PLS 795/2015, que institui diretrizes para o uso racional de energia elétrica pelo serviço de iluminação pública.

Em pronunciamento, à bancada, senador Jorge Viana (PT-AC).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA VAI PROMOVER UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O AUMENTO DO PREÇO DAS PASSAGENS AÉREAS E DO DESPACHO DE BAGAGENS. LOC: SERÃO CONVIDADOS PARA O DEBATE REPRESENTANTES DA ANAC E DAS COMPANHIAS AÉREAS. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) A iniciativa para o debate é do senador Jorge Viana, do PT do Acre. O senador ressaltou que no Brasil, pela sua extensão, o transporte aéreo não é luxo, mas necessidade, especialmente para a população do Norte e do Nordeste. Jorge Viana quer esclarecimentos, entre outros pontos, sobre o aumento do custo das bagagens e das tarifas das passagens cobrados pelas empresas aéreas. (Jorge Viana) “Aumentou, agora, o custo das malas, aumentou o preço das passagens, e as melhorias não vieram, inclusive com problemas. Porque agora as pessoas não conseguem acomodar as malas na parte de cima, dentro da aeronave, e o voo atrasa por isso, e é fato concreto. Porque a infraestrutura aérea num país, como o nosso, continental, não é nada de luxo, é algo de extrema necessidade. Nós não podemos desistir de criar uma boa infraestrutura. Aí, quais as medidas? Nós vamos discutir”. (Repórter) A cobrança pelo despacho das malas começou em 2017 depois que a Agência Nacional de Aviação Civil decretou o fim da franquia obrigatória de bagagem. O Senado já aprovou um projeto que derruba a resolução da Anac, que aguarda votação na Câmara dos Deputados. A Comissão de Infraestrutura vai ouvir os representantes da Anac e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, em data que ainda será marcada.

Ao vivo
00:0000:00