Audiência pública

Comissão de Infraestrutura vai discutir projeto do Arco Norte

01:43Comissão de Infraestrutura vai discutir projeto do Arco Norte

Transcrição LOC: O ARCO NORTE, PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO PORTOS DA REGIÃO, SERÁ TEMA DE UMA DEBATE NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA NA TERÇA-FEIRA. LOC: O SENADOR ZEQUINHA MARINHO, DO PSC DO PARÁ, QUER SABER QUAL O IMPACTO EM SEU ESTADO DAS OBRAS NECESSÁRIAS PARA VIABILIZAR O PROJETO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) O Plano Estratégico do Arco Norte prevê o escoamento de soja e milho produzidos no Centro-Oeste por portos na Região Norte do País, de Porto Velho, em Rondônia, a São Luís no Maranhão. As vantagens em relação aos portos do Sudeste seriam menor tempo de viagem e custos de exportação mais baratos. Para conseguir essa reconfiguração logística, são necessários investimentos de infraestrutura considerados prioritários. O senador Zequinha Marinho, do PSC paraense, apresentou um requerimento para que o impacto do plano no estado do Pará seja discutido pela Comissão de Infraestrutura. (Zequinha Marinho) Certamente vai colocar na tela as prioridades, as construções, ferrovia, porto, aeroporto, enfim, tudo aquilo que a gente precisa para aquela região, a fim de que a bancada que trabalha naquela região possa abraçar a causa e, dentro dos próximos anos, se Deus quiser, resolver essa parada. (Repórter) Zequinha Marinho defendeu, ainda, que as obras necessárias para a implementação definitiva do Arco Norte terão abrangência nacional. (Zequinha Marinho) O Arco Norte é a nova estratégia que o Governo Federal precisa abraçar para viabilizar desenvolvimento. Construção de logística na área de ferrovias, rodovias, portos, hidrovias que precisam ser trabalhadas. (Repórter) Foram convidados para a audiência o Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Adalberto Tokarski, o Presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, José Luis Vianna, o Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Newton Araújo, o Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme de Mello; entre outros.

A Comissão de Infraestrutura vai discutir nesta terça-feira (18) o impacto das obras do Plano Estratégico do Arco Norte para o desenvolvimento do estado do Pará.  O requerimento para a realização da audiência pública é de autoria do senador Zequinha Marinho (PSC-PA), que busca informações sobre prioridades nos projetos de infraestrutura, como ferrovias, porto e aeroportos. Foram convidados representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre outros. A reportagem é de Marcella Cunha.

TÓPICOS:
Desenvolvimento  Dnit  Infraestrutura  Investimentos  Logística  Maranhão  Pará  Portos  PSC  Região Norte  Rodovias  Rondônia  Senador Zequinha Marinho  Transportes  Aeroportos  Antaq 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo