Em debate na Comissão de Educação, sindicatos criticam programa do MEC — Rádio Senado
Future-se

Em debate na Comissão de Educação, sindicatos criticam programa do MEC

Comissão de Educação debate com especialistas novo programa do Ministério da Educação para estimular a autonomia administrativa e financeira da educação superior, chamado Future-se. Sindicatos e outras entidades participantes da audiência pública criticaram a proposta. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

04/11/2019, 17h57 - ATUALIZADO EM 04/11/2019, 18h15
Duração de áudio: 01:52
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa para debater o programa "Future-se".\r\rMesa:\rcoordenador-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Antônio Alves Neto;\rconselheiro titular da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), Nelson Cardoso Amaral;\rgeneral de Brigada e reitor do Instituto Militar de Engenharia (IME), Armando Morado Ferreira;\rpresidente eventual da CE, senador Jean Paul Prates (PT-RN);\rdiretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Tomas Dias Sant’Anna;\rconselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Carlos Alexandre Netto;\r2ª secretária do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Jacqueline Rodrigues de Lima.\r\rFoto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DEBATE NOVO PROGRAMA DO GOVERNO PARA INCENTIVAR AUTONOMIA FINANCEIRA DO ENSINO SUPERIOR. LOC: SINDICATOS CRITICAM PROPOSTA E APONTAM FALHAS NO “FUTURE-SE”. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: O programa do Ministério da Educação, chamado de “Future-se”, quer fortalecer a autonomia administrativa e financeira das universidades e dos institutos federais por meio de parcerias com organizações sociais. O estímulo à captação de recursos próprios poderia permitir que o ensino superior se tornasse menos dependente do orçamento federal, segundo o representante do MEC, Tomás Dias Sant’Anna. Ele explicou também que mais de 30 mil pessoas participaram de consulta pública sobre o tema com a apresentação de mais de 10 mil sugestões para a construção do material. Mas a secretária do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Jacqueline Rodrigues de Lima, acusa a falta de diálogo na construção da proposta. (JACQUELINE) Nossa base de sindicalizados das universidades públicas deste país não participaram dessa consulta porque nós sabemos que isso é uma falácia, porque nós sabemos exatamente qual é a proposta desse governo para a educação pública nesse país. Rep: O conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Carlos Alexandre Netto, afirma que a proposta está aquém do que as universidades já promovem atualmente. (CARLOS) Ele tem uma leitura muito aquém daquilo que nós já fazemos, nós temos políticas muito mais avançadas do que tudo aquilo que está previsto. Rep: O senador Jean Paul Prates, do PT do Rio grande do Norte, avalia que o programa é voltado para a área econômica, sem pensar no aspecto educacional. (JEAN) Nossa preocupação ao debater isso tem sido com o foco desse programa que parece ser eminentemente financeiro, mas por trás disso obviamente com todo uma intenção de incluir gradualmente a extinção da educação pública de qualidade que temos hoje. Rep: A Comissão de Educação vai debater o tema em outra audiência pública ainda nessa semana com ministros de educação de governos anteriores. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00