Comissão de Educação debate a importância da meditação transcendental — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Educação debate a importância da meditação transcendental

Uma audiência pública na Comissão de Educação (CE) debateu nesta quinta-feira (12) as vantagens da meditação transcendental. Os benefícios são reconhecidos no meio científico e a CE trouxe o assunto ao Senado para debater os efeitos da prática no equilíbrio das pessoas e do planeta. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), autor do pedido para o debate, revelou já ter obtido vários benefícios.

12/03/2020, 18h23 - ATUALIZADO EM 12/03/2020, 18h23
Duração de áudio: 02:22
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa para tratar sobre o impacto da meditação na educação e na solução de conflitos. 

Mesa:
diretora da Sede Brasília da Associação Internacional de Meditação, Masé Nascimento;
comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Maringá, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal;
presidente eventual da CE, senador Eduardo Girão (Podemos-CE);
especialista em Ciências Morfofuncionais, Celso Ivan Conegero;
professor de Meditação Transcendental, Gregory Sun Kow;
vice-presidente do Instituto David Lynch, Flávia Miranda Baptista.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO DEBATEU OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL. LOC: A TÉCNICA É RECONHECIDA NO MEIO CIENTÍFICO COM RESULTADOS POSITIVOS NO EQUILÍBRIO DAS PESSOAS E DO PLANETA. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: TÉC: A meditação transcendental é uma técnica que consiste na repetição silenciosa de um som específico, o chamado mantra. Com ajuda de um orientador, é possível alcançar um outro estado de consciência. Nesse processo, o praticante não está dormindo, apenas relaxado e desperto. Os benefícios são reconhecidos no meio científico e a Comissão de Educação trouxe o assunto ao Senado para debater os efeitos da prática no equilíbrio das pessoas e do planeta. O senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, autor do pedido para o debate, revelou já ter obtido vários benefícios. (Sonora Eduardo) “No meu processo de despertar evolutivo de auto-conhecimento de diminuição do estresse, ele com certeza foi muito importante. Eu acho que essa técnica ela precisa ser expandida pelo Brasil que vai encontrar sim um terreno muito fértil porque o nosso povo tem uma abertura para novas formas de conhecimento, de busca interior” (Rep) Um dos adeptos da prática é o cineasta David Lynch. Em 2005, ele criou um Instituto para estimular a meditação transcendental convencido de que contribuiria com a promoção da paz mundial. Para a vice-presidente da entidade, Flávia Baptista, os benefícios da meditação são inegáveis. (Sonora Flávia) “A redução do estresse e da ansiedade comparado a outros tipos de meditação, ela é muito mais efetiva. Essa é uma meta análise com 146 estudos mostrando a eficácia dessa técnica na redução da ansiedade e do estresse” (Rep) Diretora da Sede Brasília da Associação Internacional de Meditação, Masé Nascimento explicou que há um estado de consciência que só é alcançado pela meditação: (Sonora Masé) “Quando nós meditamos, na vida nossa primeiro: nós experimentamos três estados de consciência, durante as 24 horas do dia, isso é comprovado cientificamente. Também comprovado cientificamente que quando a gente pratica meditação transcendental nós experimentamos o quarto estado de consciência, consciência transcendental, que é um repouso em alerta”. (Rep) Cerca de 7 milhões de pessoas praticam a meditação transcendental no mundo. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00