Senado aprova o nome de Mariana Ribas da Silva para diretora da Ancine — Rádio Senado
Comissões

Senado aprova o nome de Mariana Ribas da Silva para diretora da Ancine

A jornalista cultural Mariana Ribas da Silva teve a indicação aprovada pelo Senado para a diretoria da Ancine. Mariana é graduada em Comunicação Social (especialidade Jornalismo) pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada em Jornalismo Cultural pela mesma escola superior. Há 15 anos atua no setor de audiovisual. Mariana Ribas iniciou suas atividades na Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e depois trabalhou na distribuidora de filmes RIOFILME. No Ministério da Cultura exerce pela segunda vez o cargo de secretária-executiva. Mais informações com a repórter Larissa Bortoni, da Rádio Senado.

19/06/2018, 17h09 - ATUALIZADO EM 20/06/2018, 13h21
Duração de áudio: 01:44
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza sabatina de indicação para o cargo de diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine). 

Em pronunciamento, indicação para o cargo de diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Mariana Ribas da Silva.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A JORNALISTA CULTURAL MARIANA RIBAS DA SILVA PODE SER A NOVA DIRETORA DA ANCINE. O NOME FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E VAI AGORA AO PLENÁRIO DO SENADO. LOC: NA SABATINA, MARIANA RIBAS DEFENDEU MAIS RECURSOS PARA A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NAS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE. REPÓRTER LARISSA BORTONI. TÉC: Uma lei de 2011 determina que no mínimo 30% dos recursos arrecadados pela Condecine, que é uma contribuição cobrada sobre a exploração comercial de obras audiovisuais, devem ser destinados a produtoras brasileiras estabelecidas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No entanto, como reclamou o senador Roberto Muniz, do PP baiano, vem ano e passa ano e os produtores de audiovisuais dessas partes do país não veem a cor desse dinheiro. (Roberto Muniz) A lei é clara. Essa questão é fundamental para o desenvolvimento da regionalização da produção nacional. (LB) Em resposta, Mariana Ribas se comprometeu a trabalhar para regulamentar essa lei e garantir ainda que o mínimo de 10% da arrecadação da Condecine vá para a produção de conteúdo audiovisual independente. (MR) A gente precisa regulamentar a lei para que a gente garanta esses 30% para todas as linhas de ação e não só apenas como valor global. Eu me comprometo sim a trabalhar por isso. (LB) Na sabatina, muitos senadores, como Humberto Costa, do PT pernambucano, protestaram contra a medida provisória que tirou dinheiro público da cultura e do esporte para usar os recursos na segurança pública. (HC) Esse é um governo que deu uma prova de absoluta total, completa desatenção, desprestígio, ausência de prioridade com a área de cultura do nosso País. (LB) A Agência Nacional do Cinema tem como funções o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil.

Ao vivo
00:0000:00