Comissão de Direitos Humanos discutiu surto de toxoplasmose que já atingiu quase 600 pessoas no Rio Grande do Sul — Rádio Senado
Notícias

Comissão de Direitos Humanos discutiu surto de toxoplasmose que já atingiu quase 600 pessoas no Rio Grande do Sul

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) discutiu sobre o surto de Toxoplasmose que atinge a cidade de Santa Maria (RS). O número de casos chegou a 594, de acordo com o último boletim divulgado pelas secretarias municipal e estadual do Rio Grande do Sul. As causas exatas ainda não foram confirmadas, mas esse é o maior surto já registrado na história do estado. Mais conhecida como doença do gato, a toxoplasmose é um protozoário resistente que pode causar infecção em pássaros e mamíferos. A partir daí, água, solo, plantas e outros animais de consumo humano podem estar contaminados.

02/07/2018, 18h51 - ATUALIZADO EM 03/07/2018, 17h38
Duração de áudio: 02:08
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU MEDIDAS QUE POSSAM AJUDAR A CONTER O ATUAL SURTO DE TOXOPLASMOSE EM SANTA MARIA, NO RIO GRANDE DO SUL. LOC: FOI SOLICITADO INVESTIMENTO NO TRATAMENTO DA EPIDEMIA, POLÍTICAS DE PREVENÇÃO E INCLUSÃO DO TESTE DE TOXOPLASMOSE JUNTO COM O TESTE DO PEZINHO. REPÓRTER LAÍSA LOPES. TÉC (Repórter) De acordo com o último boletim divulgado pelas secretarias de saúde municipal e estadual, o número de casos de toxoplasmose em Santa Maria chegou a 594. As causas exatas ainda não foram confirmadas, mas esse é o maior surto já registrado na história do estado. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, disse que uma espécie de Defesa Civil para a saúde deveria ser criada, pois auxiliaria nos casos emergenciais de forma imediata. (Ana Amélia) Nós devíamos ter uma espécie de sistema de defesa civil para a saúde, porque a Defesa Civil fica, digamos, autorizada, independentemente de orçamento, a lançar mão. Ela tem um orçamento, mas lança mão emergencialmente, dispensada de licitações, e busca rapidamente a solução daquele problema. Penso que o sistema de defesa civil deveria ser a defesa da saúde nos casos emergenciais, como esse. (Repórter) Mais conhecida como doença do gato, a toxoplasmose é causada por um protozoário resistente que pode trazer infecção em pássaros e mamíferos. A partir daí, água, solo, plantas e outros animais de consumo humano podem estar contaminados. Uma das suspeitas do Estado sobre a transmissão da doença, está sendo através da água. A representante do Ministério Público Federal Tatiana Almeida de Andrade Dornelles acrescenta que medidas preventivas devem ser realizadas pelos cidadãos de Santa Maria. (Tatiana Almeida) A principal medida é "ferva a sua água por pelo menos um minuto". Não importa se a água é de rede de abastecimento, não importa se a água é de poço, você tem que ferver, e as pessoas não estão fazendo isso. As equipes que buscam as famílias infectadas constatam que as pessoas ainda não estão fazendo isso. (Repórter) A Comissão de Direitos Humanos solicitou que o Ministério da Saúde invista no tratamento da epidemia, promova políticas de prevenção da doença em todo o país, crie um protocolo de diretrizes terapêuticas, inclua teste de toxoplasmose junto com o teste do pezinho, realize acompanhamento pré-natal para prevenir a doença e planeje atendimento para pacientes que ficaram com sequelas oculares por conta da toxoplasmose. Com supervisão de Celso Cavalcanti, da Rádio Senado, Laísa Lopes.

Ao vivo
00:0000:00