Comissão de Agricultura discute prevenção e controle de pragas — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Agricultura discute prevenção e controle de pragas

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) promoveu uma audiência pública nesta terça-feira (6) para discutir a prevenção e o controle de pragas na agricultura e pecuária. O presidente da comissão, senador Ivo Cassol (PP-RO), disse que as doenças ameaçam a produção de bananas em Rondônia. O evento contou com a participação de especialistas do setor agrícola e de representantes do Poder Executivo, que salientaram a necessidade da atualização dos decretos que regulamentam a agropecuária brasileira.

06/03/2018, 19h14 - ATUALIZADO EM 06/03/2018, 20h36
Duração de áudio: 02:07
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência pública para tratar sobre a prevenção e controle de pragas na agricultura e pecuária brasileira.

Mesa:
assessor Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rogério Avellar;
técnico da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Cerrados, Sergio Abud da Silva;
presidente da CRA, senador Ivo Cassol (PP-RO);
diretor do Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcus Coelho;
diretor Substituto do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ronaldo Teixeira.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA PROMOVEU UM DEBATE SOBRE A PREVENÇÃO E O CONTROLE DE PRAGAS NA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA. LOC: DURANTE O EVENTO OS ESPECIALISTAS COMENTARAM OS DESAFIOS DO SETOR AGRÍCOLA. REPÓRTER MARCIANA ALVES. TÉC: A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação estima que o Brasil vai ser o maior exportador agrícola do mundo em 2024, por causa da expansão das lavouras e da melhora na produtividade. Para discutir estratégias de prevenção e controle de pragas, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária promoveu uma audiência pública com a participação de especialistas, que apontaram desafios para garantir a segurança alimentar. Presidente da CRA, o senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, lembrou que a produção de banana do estado está ameaçada por causa das pragas. (Ivo Cassol) “Os nossos bananais em Rondonia, infelizmente, a maioria deles, estão totalmente contaminados com as pragas, com as doenças existentes lá”. (REP) Durante o debate, os convidados frisaram a importância da atualização do marco regulatório do setor agrícola. O representante do Ministério da Agricultura, Marcus Coelho, lembrou que o decreto que regulamentou a defesa sanitária vegetal é de 1934 e que não atende mais a demanda atual: (Marcus Coelho) “Então nós temos vários elementos dessa legislação que requerem uma revisão por parte do Congresso para que habilite o Poder Executivo a um melhor enfrentamento dessas questões sanitárias”. (REP) Considerada um avanço para o setor, a Lei da Emergência Fitossanitária flexibiliza a importação de agrotóxicos não registrados no país, em casos emergenciais, para o combate de pragas na agricultura ou na pecuária. Mas o representante da Embrapa Sérgio Abud, lembra que existem diferentes táticas de controle de epidemias, que não se limitam ao uso de defensivos agrícolas. (Sérgio Abud) “O sistema produtivo enxerga muito o controle químico, mas ele é mais uma dessas ferramentas. Nós temos o controle cultural, o controle biológico...” (REP) Na próxima sexta-feira, 9 de março, a comissão promoverá o primeiro seminário de um ciclo de palestras e debates para discutir o impacto da inovação na sustentabilidade. O evento será no Rio Grande do Sul. Da Rádio Senado, Marciana Alves.

Ao vivo
00:0000:00