Comissão de Agricultura debate redução de tarifas de energia para propriedade rurais — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Agricultura debate redução de tarifas de energia para propriedade rurais

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária debateu a proposta (PL 661/2019) que amplia desconto na tarifa de energia elétrica para agricultores familiares irrigantes. A ideia é incentivar a irrigação eficiente no campo. Os senadores e convidados da audiência pública relataram que o tema está diretamente ligado ao desenvolvimento das propriedades rurais.

13/08/2019, 17h01 - ATUALIZADO EM 13/08/2019, 18h16
Duração de áudio: 01:26
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência pública interativa para instruir o PL 661/2019, que estende desconto de energia elétrica para pequenos agricultores. Entre os convidados estão representantes dos ministérios da Agricultura (Mapa), da Economia e de Minas e Energia (MME).

Mesa:
diretor-presidente da Distribuidora Energisa do Estado do Mato Grosso, Riberto José Barbanera;
assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Gustavo Goretti;
coordenador-geral de Irrigação e Drenagem do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mychel Ferraz;
presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS);
coordenadora-geral de Energia Elétrica da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia, Fernanda Gomes Pereira;
diretora do Departamento de Gestão do Setor Elétrico do Ministério de Minas e Energia, Fabiana Gazzoni Cepeda;
superintendente de Gestão Tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica, Davi Antunes.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DEBATE DESCONTOS NA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA PROPRIEDADES RURAIS. LOC: SENADOR ALERTA QUE CUSTO DA ENERGIA É MUITO ALTO PARA AMPLIAR A IRRIGAÇÃO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Com a irrigação ineficiente da lavoura, a produção de alimentos é reduzida e tanto agricultores como consumidores são prejudicados com a baixa qualidade dos produtos e a alta de preços. Quem afirma é o representante do Ministério da Agricultura, José Silvério. (JOSÉ) Todos sabem que o agronegócio hoje é um dos principais sustentáculos socioeconômicos do país. Você optar por fortalecer ou não a irrigação significa você optar pelo progresso ou retrocesso. Se nós não investirmos em área irrigada, nós estamos comprometendo a nossa produção agrícola. A área irrigada é fundamental para reduzir a pressão por novas áreas de cultivo. Rep: O senador Luis Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, disse que o valor da energia elétrica dificulta o trabalho do agricultor gaúcho. (HEIZE) Nós precisamos ampliar a irrigação, o custo é muito elevado. No Rio Grande do Sul, que nós temos tradição de mais de cem anos com irrigação, tem regiões que é mais barato hoje usar o diesel do que usar energia elétrica e era bem o contrário um tempo atrás, então veja ao ponto que chega. Rep: O objetivo do Projeto 661 de 2019, em discussão na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, é aumentar o desconto na tarifa de energia elétrica para que as propriedades rurais possam investir mais na irrigação das lavouras. Ainda serão marcadas outras audiências públicas para debater o tema com órgãos do governo que tratam de energia. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00