Comissão aprova relatório final de atividades de 2013 — Rádio Senado

Comissão aprova relatório final de atividades de 2013

LOC: A COMISSÃO MISTA PERMANENTE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS APROVOU NESSA QUARTA-FEIRA SEU RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES DE 2013. O TEXTO DESTACA AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS FEITAS PELA COMISSÃO EM BRASÍLIA, RECIFE, MANAUS, CURITIBA E FLORIANÓPOLIS.  

LOC: OS PARLAMENTARES AINDA RESSALTARAM OS DIVERSOS PROJETOS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL QUE ESTÃO EM DISCUSSÃO NA CÂMARA E NO SENADO E QUE PASSARAM PELA COMISSÃO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) A presidente da Comissão sobre Mudanças Climáticas, senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, registrou avanços na área de preservação, assim como nas negociações para o futuro acordo internacional sobre mudanças climáticas:  

(Vanessa Grazziotin) “Apesar de ter aumentado um pouco o desmatamento da Amazônia, o Brasil está num bom caminho para se cumprir aquilo que nós determinamos em Lei. que é em 2020 diminuirmos em mais 39% as nossas emissões. Não havia grandes expectativas, por exemplo, em relação à Conferências das Partes, a COP-19, que foi em Varsóvia, na Polônia no mês de novembro. E nessa COP eu destacaria o fato de ter fechado todas as regras, ter conseguido um acordo em relação à redução por emissões e degradação por desflorestamento.” 

(Repórter) O deputado Sarney Filho, do PV do Maranhão, listou algumas das ações que a Comissão de Mudanças Climáticas realizou ao longo de 2013:” 

(Sarney Filho): “os temas debatidos nessas reuniões foram: o pagamento por serviços ambientais e outros instrumentos econômicos, a adaptação às mudanças climáticas, a prevenção de desastres, a preparação do Brasil para a quarta plataforma global para a redução de riscos e desastres, as cidades resilientes, a implantação do estatuto de proteção da defesa civil, o marco legal sobre o sistema nacional de redução de emissões, o cumprimento das metas brasileiras para redução de emissões e o papel das escolas e dos programas educacionais ” . 

(Repórter) O deputado Alfredo Sirkis, do PSB do Rio de Janeiro, ainda sugeriu a inclusão no texto aprovado pela Comissão das conclusões do relatório da conferência do Rio Clima 2013.
12/12/2013, 07h23 - ATUALIZADO EM 12/12/2013, 07h23
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00