Relatório da MP que autoriza Ibram a instituir fundação privada é aprovado — Rádio Senado
Comissões

Relatório da MP que autoriza Ibram a instituir fundação privada é aprovado

A Comissão Mista da Medida Provisória 850/2018 aprovou relatório da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), na forma do projeto de lei de conversão apresentado na Comissão. O PLV autoriza o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a instituir fundação privada, para a arrecadação, gestão e aplicação de fundos e recursos. Saiba mais na reportagem de Adrian Alencar.

11/12/2018, 18h04 - ATUALIZADO EM 12/12/2018, 13h42
Duração de áudio: 01:26
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) nº 850/2018, que cria a Agência Brasileira de Museus, realiza reunião para apreciação de relatório.

Mesa:
senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE);
presidente da CMMPV 850/2018, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Bancada:
deputado Alessandro Molon (Rede-RJ);
senadora Marta Suplicy (MDB-SP).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC:. A COMISSÃO MISTA APROVOU O RELATÓRIO DA MEDIDA PROVISÓRIA 850, QUE INICIALMENTE PROPÔS TRANSFORMAR O INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS NA AGÊNCIA BRASILEIRA DE MUSEUS. LOC:. O TEXTO FOI APROVADO COM MUDANÇAS E AUTORIZA O IBRAM A CRIAR UMA FUNDAÇÃO PARA ARRECADAR, GERIR E APLICAR FUNDOS E RECURSOS. A REPORTAGEM É DE ADRIAN ALENCAR. TÉC: Após alterações feitas no texto da emepê e pela falta de um acordo com o Governo, a relatora da medida provisória, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, apresentou parecer com mudanças na proposta original. O relatório aprovado autoriza o Instituto Brasileiro de Museus a instituir fundação privada para a arrecadação, gestão e aplicação de fundos e recursos. Com isso, o Ibram não será mais extinto, conforme sugerido no texto original da emepê. O senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, pontuou que a permanência do Ibram é fundamental para a melhoria dos museus brasileiros. (Antônio Carlos) A descontinuidade institucional trazida pela extinção do Ibram e a criação da Abram retardaria os esforços a serem envidados para garantir o imprescindível aumento do nível de segurança dos museus brasileiros, razão pela qual buscamos, criar novos meios para alcançar tal objetivo inadiável. (Repórter) Segundo dados de 2017, apontados pela Rede Nacional de Identificação de Museus, existem quase quatro mil museus espalhados pelo Brasil. O texto ainda deverá ser votado nos plenários da Câmara e do Senado. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Adrian Alencar.

Ao vivo
00:0000:00