Comissão aprova nome de Tombini para substituir Meirelles no Banco Central — Rádio Senado

Comissão aprova nome de Tombini para substituir Meirelles no Banco Central

LOC: O SUBSTITUTO DE HENRIQUE MEIRELLES NO BANCO CENTRAL TEVE O NOME APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS.
 
LOC: ALEXANDRE ANTÔNIO TOMBINI DEIXA A DIRETORIA DE NORMAS E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO DO BANCO CENTRAL PARA SE TORNAR O GUARDIÃO DA MOEDA NO GOVERNO DILMA ROUSSEF.
 
O Banco Central tem como prerrogativa principal cuidar da moeda, ou seja, não deixar o real perder valor com a inflação e estabelecer um equilíbrio em relação às economias estrangeiras. Além de fixar a taxa de juros de referência da economia, o Bacen fiscaliza ainda as instituições financeiras. Alexandre Tombini disse que o regime de metas de inflação foi testado com sucesso e a presidente eleita Dilma Roussef prometeu a ele autoridade operacional plena para dar continuidade a essa política. O senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, entretanto, questionou Tombini se, em vez de usar a taxa de juros, o Banco Central não poderia adotar medidas para restringir o crédito e, assim, conter uma possível inflação? Dorneles lembrou que a Selic acaba influenciando os juros pagos pelo governo para refinanciar a dívida pública. (DORNELES) Contenção de demanda através de uma política vamos chamar de crédito não produz os mesmos efeitos duma política de aumento de taxa Selic, talvez até mais positivas com efeito maior sobre a taxa de juro. Por que motivo o Bacen sempre recorreu a taxa Selic e nunca a essas medidas de natureza creditícia? (REP) Alexandre Tombini disse que é difícil calcular o impacto da Selic na dívida pública porque não adianta o governo baixar a taxa e o mercado entender que a medida não se sustenta. (TOMBINI) O Banco Central reduz sua taxa, o mercado pensa que não é adequado. O sistema financeiro pensa que essa redução dessa taxa não é adequada e vai cobrar um prêmio do tesouro, quando o tesouro colocar sua dívida. Então o tesouro vai colocar um papel longo, e em vez de colocar uma taxa menor porque o Bacen baixou a Selic, essa taxa será maior pro tesouro nacional. (REP) Alexandre Antônio Tombini é formado em economia pela UnB e tem doutorado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Desde 2006 é diretor de normas e organização do sistema financeiro do Banco Central. LOC: O COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA DIVULGA AMANHÃ SE HAVERÁ ALGUMA ALTERAÇÃO NA TAXA SELIC. TOMBINI NÃO QUIS FAZER QUALQUER REFERÊNCIA A ESSA REUNIÃO DO COPOM, MAS ACREDITA QUE NO FUTURO A TENDÊNCIA É DE REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS. LOC: O NOME DE TOMBINI AINDA PRECISA SER APROVADO NO PLENÁRIO DO SENADO.
07/12/2010, 00h37 - ATUALIZADO EM 07/12/2010, 00h37
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00