Comissão aprova Centro de Estudos de Defesa na América do Sul — Rádio Senado
CRE

Comissão aprova Centro de Estudos de Defesa na América do Sul

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou o estatuto do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa da Unasul. A União das Nações Sul-Americanas, com sede em Quito, no Equador, foi criada em 2008 e está praticamente paralisada há um ano e meio. Para o senador Pedro Chaves (PRB-MS), um dos objetivos importantes do bloco é ajudar na criação de uma identidade estratégica sul-americana em matéria de defesa e segurança regional.

17/05/2018, 14h07 - ATUALIZADO EM 17/05/2018, 14h28
Duração de áudio: 02:07
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza reunião deliberativa para apreciação de acordos internacionais.

Em pronunciamento, à bancada,  senador Pedro Chaves (PRB-MS). À direita, senador Hélio José (Pros-DF).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU O ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS DE DEFESA DA UNIÃO DAS NAÇÕES SUL-AMERICANAS. LOC: APESAR DA ATUAL CRISE NA UNASUL, SENADORES DEFENDEM A IMPORTÂNCIA DO BLOCO NA SEGURANÇA REGIONAL. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A Unasul, União das Nações Sul-Americanas, com sede em Quito, no Equador, foi criada em 2008. Na época, era vista como uma alternativa à Organização dos Estados Americanos, com sede em Washington e tradicionalmente identificada por grupos latino-americanos como tendo interesses alinhados com os Estados Unidos. Há um ano e meio a Unasul entrou em crise e está praticamente paralisada. O secretário-geral indicado pela Argentina com apoio brasileiro foi recusado pela Venezuela, que não ofereceu opções. Mas para o senador Pedro Chaves, do PRB de Mato Grosso do Sul, um dos objetivos importantes do bloco é ajudar na criação de uma identidade estratégica sul-americana em matéria de defesa e segurança regional. Ele foi o relator de uma proposta que aprovou o estatuto do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa da Unasul. (Pedro Chaves) O Centro produzirá análises e estudos e buscará identificar enfoques e diretrizes comuns em favor do fomento à confiança entre os países sul-americanos e da manutenção de um ambiente de paz e cooperação. (Repórter) Pedro Chaves lembrou que o estatuto que agora passa pela ratificação do Congresso brasileiro já havia sido aprovado administrativamente em 2010. E que sua origem está na Declaração de Guayaquil, no Equador, pelo Conselho de Defesa Sul-Americano. (Pedro Chaves) Houve (...) consenso em torno da necessidade de gerar pensamento estratégico no plano regional, que favoreça a coordenação e a harmonização em matéria de políticas de defesa na América do Sul. (Repórter) A Comissão de Relações Exteriores do Senado também aprovou as indicações de Marcos Bezerra Abbott como próximo chefe da missão do Brasil na União Europeia, em Bruxelas, e de Paulo Cordeiro de Andrade para chefiar a embaixada do Brasil no Líbano.

Ao vivo
00:0000:00