CRE

Comissão aprova Centro de Estudos de Defesa na América do Sul

02:07Comissão aprova Centro de Estudos de Defesa na América do Sul

Transcrição LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU O ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS DE DEFESA DA UNIÃO DAS NAÇÕES SUL-AMERICANAS. LOC: APESAR DA ATUAL CRISE NA UNASUL, SENADORES DEFENDEM A IMPORTÂNCIA DO BLOCO NA SEGURANÇA REGIONAL. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A Unasul, União das Nações Sul-Americanas, com sede em Quito, no Equador, foi criada em 2008. Na época, era vista como uma alternativa à Organização dos Estados Americanos, com sede em Washington e tradicionalmente identificada por grupos latino-americanos como tendo interesses alinhados com os Estados Unidos. Há um ano e meio a Unasul entrou em crise e está praticamente paralisada. O secretário-geral indicado pela Argentina com apoio brasileiro foi recusado pela Venezuela, que não ofereceu opções. Mas para o senador Pedro Chaves, do PRB de Mato Grosso do Sul, um dos objetivos importantes do bloco é ajudar na criação de uma identidade estratégica sul-americana em matéria de defesa e segurança regional. Ele foi o relator de uma proposta que aprovou o estatuto do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa da Unasul. (Pedro Chaves) O Centro produzirá análises e estudos e buscará identificar enfoques e diretrizes comuns em favor do fomento à confiança entre os países sul-americanos e da manutenção de um ambiente de paz e cooperação. (Repórter) Pedro Chaves lembrou que o estatuto que agora passa pela ratificação do Congresso brasileiro já havia sido aprovado administrativamente em 2010. E que sua origem está na Declaração de Guayaquil, no Equador, pelo Conselho de Defesa Sul-Americano. (Pedro Chaves) Houve (...) consenso em torno da necessidade de gerar pensamento estratégico no plano regional, que favoreça a coordenação e a harmonização em matéria de políticas de defesa na América do Sul. (Repórter) A Comissão de Relações Exteriores do Senado também aprovou as indicações de Marcos Bezerra Abbott como próximo chefe da missão do Brasil na União Europeia, em Bruxelas, e de Paulo Cordeiro de Andrade para chefiar a embaixada do Brasil no Líbano.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou o estatuto do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa da Unasul. A União das Nações Sul-Americanas, com sede em Quito, no Equador, foi criada em 2008 e está praticamente paralisada há um ano e meio. Para o senador Pedro Chaves (PRB-MS), um dos objetivos importantes do bloco é ajudar na criação de uma identidade estratégica sul-americana em matéria de defesa e segurança regional.

TÓPICOS:
Argentina  Comissão de Relações Exteriores  CRE  Equador  Estados  Estados Unidos  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Organização dos Estados Americanos  PRB  Relações Exteriores  Segurança  Senador Pedro Chaves  União  União Europeia  Venezuela 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11