Comissão aprova ampliação do prazo para regularização das dívidas rurais — Rádio Senado

Comissão aprova ampliação do prazo para regularização das dívidas rurais

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A AMPLIAÇÃO DO PRAZO PARA A REGULARIZAÇÃO DAS DÍVIDAS RURAIS.
 
LOC: A PROPOSTA, DA SENADORA LÍDICE DA MATA, DO PSB DA BAHIA AUMENTA TAMBÉM OS LIMITES DE SALDO DEVEDOR UTILIZADOS COMO TETO PARA O PERDÃO DAS DÍVIDAS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) A ideia, da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, é beneficiar um número maior de produtores que estejam com dívidas lastreadas em recursos do Fundo Constitucional do Nordeste, em outras fontes de crédito rural onde o risco é da União e contratadas dentro do Pronaf. O projeto aumenta de 10 para 30 mil reais o limite do saldo devedor de quem quiser pleitear o perdão da dívida. O senador Benedito de Lira, presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e relator da proposta, destacou que é preciso fazer algo pelos pequenos produtores do país, em especial os do semi-árido nordestino.
 
(Benedito de Lira) Há uma preocupação muito grande no que diz respeito aos pequenos agricultores, com especialidade dos da região Nordeste, e numa das visitas que fizemos,e m nome da comissão, ao TCU, queria trazer algumas sugestões. nós propormos auditoria nessas dívidas.
 
(Repórter) O texto aprovado também estende até dezembro do ano que vem o prazo para quem tem dívidas de até 200 mil reais possam pedir a renegociação. A proposta de perdão das dívidas ainda será analisada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. A Comissão de Agricultura também aprovou requerimentos relacionados a audiências públicas sobre as condições sanitárias de abatedouros, a cadeia produtiva do pescado, o uso de pesticidas, o Plano Safra, a regularização fundiária na Amazônia e o endividamento de agricultores do Nordeste.
16/05/2013, 01h15 - ATUALIZADO EM 16/05/2013, 01h15
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00