Com CPI mista, oposição defende fim de comissão exclusiva no Senado — Rádio Senado

Com CPI mista, oposição defende fim de comissão exclusiva no Senado

LOC: COM A INSTALAÇÃO DA CPI MISTA DA PETROBRAS, A OPOSIÇÃO DEFENDE O FIM DA COMISSÃO EXCLUSIVA DO SENADO.  

LOC: MAS GOVERNISTAS ENTENDEM QUE AS DUAS INVESTIGAÇÕES PODEM SER FEITAS AO MESMO TEMPO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Os partidos de oposição vão reiterar o apelo ao presidente das duas CPIs da Petrobras, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, para extinguir os trabalhos da exclusiva do Senado. Na última quarta-feira, foi instalada a comissão mista, que conta com a participação de deputados e senadores. Apesar de a CPI do Senado estar funcionando há três semanas, a oposição decidiu boicotá-la sob o argumento de a base aliada ter 10 das 13 vagas. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, acredita que a investigação que vai valer mesmo é a da CPI Mista. Ele avalia que mesmo o governo tendo uma maioria, a oposição tem mais representantes na Comissão Mista e ainda conta com os votos de alguns aliados da chamada ala independente. Para Álvaro Dias, a existência de duas CPIs apurando as mesmas denúncias desmoraliza o Congresso Nacional. 

(A.Dias) Não há razão para mantermos as duas CPIs. Estamos formulando apelos constantes para que o presidente da CPI trabalhe a extinção da CPI do Senado para trabalharmos com a CPI Mista. 

REPÓRTER: A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, argumentou que a CPI do Senado não pode ser extinta até porque só foi instalada com decisão judicial. Ela defenderá que as duas CPIs realizem sessões conjuntas e compartilhem documentos. 

(Vanessa) Virou uma questão de honra você manter a CPI do Senado porque afinal de contas a CPI do Senado foi instalada por uma decisão judicial. Defendo muito que em vários momentos, nós atuemos em conjunto. Não há problema nenhum. E isso é possível. 

REPÓRTER: Na segunda-feira, o relator da CPI Mista, deputado Marco Maia, do PT gaúcho, apresentará o plano de trabalho. Na terça-feira, a comissão do Senado vai ouvir dois técnicos da Petrobras.
30/05/2014, 12h50 - ATUALIZADO EM 30/05/2014, 12h50
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00