Lei Maria da Penha

Coleção “Em Miúdos” traz cartilha sobre a Lei Maria da Penha

02:06Coleção “Em Miúdos” traz cartilha sobre a Lei Maria da Penha

Transcrição LOC: A LEI MARIA DA PENHA É O TEMA DA NOVA CARTILHA DA COLEÇÃO “EM MIÚDOS”, DO SENADO FEDERAL. LOC: O LIVRO É UMA PARCERIA DA CASA COM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO E DE CONTAS E A CÂMARA MUNICIPAL DE POUSO ALEGRE, EM MINAS GERAIS. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. (TÉC): A Lei Maria da Penha é o tema da nova cartilha da coleção “Em Miúdos”, do Senado Federal, que traz os adolescentes como público alvo. Além de apresentar os avanços conquistados pela norma, o material incentiva a formação de uma nova cultura de equidade de gênero e de banimento da violência contra a mulher. O conteúdo, que é apresentado em formato de história em quadrinhos, ajuda a identificar as principais formas de violência doméstica e familiar, resume os itens da lei e divulga formas de combate e denúncia. Procuradora da Mulher no Senado, a senadora licenciada Rose de Freitas destacou a educação e o debate como ferramentas de combate à violência contra a mulher. (Rose de Freitas): É educando as pessoas que você pode permitir que essa mentalidade de discriminação e agressão contra a mulher acabe. Se você tem uma cartilha que fala em uma linguagem para aqueles que ainda não entraram na fase de dar luz e foco sobre esse tema, evidentemente que essa consciência vai surgir a partir daí. (Repórter): A cartilha, que é fruto de uma parceria entre o Senado, a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, a ABEL, e a Câmara Municipal de Pouso Alegre, faz parte das reivindicações previstas no Plano de Equidade de Gênero e Raça do Senado para o período de 2019 a 2021. Para o presidente da ABEL, Florian Madruga, a publicação conscientiza os jovens quanto a importância da compreensão e do cumprimento das leis. (Florian Madruga): Essa é uma forma que a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, bem como o Senado Federal, acharam para fazer com que haja essa conscientização da importância do cumprimento das leis. E a Lei Maria da Penha, no caso específico desta cartilha, vem justamente a calhar para esse grupo de jovens que estão agora iniciando seus estudos, para que eles também tenham essa consciência de que é necessário cumprir o que a lei determina. (Repórter): A cartilha pode ser adquirida pela Livraria Digital do Senado, pelo valor de três reais e sem custo de frete. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Escrita por Madu Macedo e ilustrada por Jorge Luís Amorim Junior, a nova cartilha da coleção “Em Miúdos” traz a Lei Maria da Penha como tema. Tendo especialmente os adolescentes como público alvo, a cartilha pretende conscientizar a população mais jovem a criar uma cultura diferente daquela sob a qual as outras gerações foram criadas. O texto ajuda a identificar as principais formas de violência contra a mulher, resume os dispositivos da Lei Maria da Penha e destaca formas de combate e denúncia. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Adolescentes  Cultura  Educação  Escolas  Gênero  História  Lei Maria da Penha  Minas Gerais  Senado Federal  Senadora Rose de Freitas  Violência  Violência Contra a Mulher  Violência Doméstica e Familiar 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo