CMO aprova relatório de receitas do Orçamento de 2018 — Rádio Senado
Orçamento 2018

CMO aprova relatório de receitas do Orçamento de 2018

O Relatório de Receitas para o Orçamento de 2018, do senador Ataídes Oliveira (PSDB – TO) foi aprovado pela Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização (CMO) com previsão de crescimento de 5,6 bilhões de reais nos recursos. Senadores e deputados debateram a destinação desse novo valor. O senador Ataídes mostrou otimismo com o quadro econômico para 2018.

21/11/2017, 21h24 - ATUALIZADO EM 22/11/2017, 09h20
Duração de áudio: 02:09
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) realiza reunião deliberativa com 6 itens. Na pauta, relatório que reestima a receita orçamentária do próximo ano. 

Mesa: 
relator da Receita PLOA 2018, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO); 
primeira-vice presidente da CMO, deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O RELATÓRIO DE RECEITAS PARA O ORÇAMENTO DE 2018 FOI APROVADO PELA CMO COM PREVISÃO DE CRESCIMENTO DE 5,6 BILHÕES DE REAIS NOS RECURSOS. LOC: SENADORES E DEPUTADOS DEBATERAM A DESTINAÇÃO DESSE NOVO VALOR: INVESTIMENTOS OU PAGAMENTO DA DÍVIDA PÚBLICA? REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TÉC: A Comissão Mista do Orçamento aprovou o Relatório de Receitas para o Orçamento de 2018 elaborado pelo senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins. Com uma previsão de inflação de 3% e salário mínimo de 965 reais, a estimativa de receita ficou em 1 trilhão e 462 bilhões, 5,6 bilhões a mais do que havia sido previsto inicialmente. O senador Ataídes mostrou otimismo com o quadro econômico para 2018: (ATAÍDES) A taxa de juros acredito eu que ficará abaixo dos 7%. Inflação eu acredito que não ultrapassará os 3%. Eu estou imaginando e prevendo pelo menos 2 milhões a mais de empregos em 2018. As nossas empresas nesta última década investiram muito em tecnologia e ampliação da sua área de produção e com essa recessão continuada há mais de três anos, elas estão ociosas, elas estão prontas para voltar a produzir. (REP) O relator do orçamento, deputado Cacá Leão, do PP da Bahia, declarou que, ao invés de gastar com o pagamento a dívida pública, poderá destinar esses 5,6 bilhões para as estatais ou para a justiça eleitoral. O deputado Bohn Gass, do PT do Rio Grande do Sul, mostrou preocupação com quatro fatores que podem afetar a retomada econômica do país: (BOHN GASS) Se nem o próprio ministro da Fazenda confia no Brasil, porque ao ele deixar seu dinheiro nos paraísos fiscais, ele não confia nos bancos brasileiros. Segundo lugar, eles dizem que vai aumentar a economia porque são as empresas estatais chinesas substituindo as empresas estatais brasileiras. Em terceiro, eles dizem que vão investir no consumo. Ora, estão diminuindo a perspectiva do reajuste do salário mínimo. Quarto lugar, continuam aumentando as despesas do povo brasileiro. Quem quer produzir, precisa de energia, precisa de diesel, de gasolina, tá aumentando a cada dia. (REP) A Comissão de Orçamento também aprovou o relatório do Tribunal de Contas da União que bloqueou a execução das obras e dos gastos da implantação da usina nuclear de Angra 3 por irregularidades na licitação e execução dos contratos. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.

Ao vivo
00:0000:00