Meio Ambiente

CMA sugere medidas para combater vazamento de óleo nas praias brasileiras

01:51CMA sugere medidas para combater vazamento de óleo nas praias brasileiras

Transcrição LOC: COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE SUGERE NOVAS AÇÕES DE COMBATE AO VAZAMENTO DE ÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO. LOC: A INTENÇÃO É SOMAR ESFORÇOS COM O GOVERNO FEDERAL PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC:Desde agosto as praias do litoral nordestino sofrem com a contaminação provocada pelo derramamento de óleo de origem ainda desconhecida. E para tentar complementar as ações do governo federal pela solução do problema, a Comissão de Meio Ambiente aprovou a formulação de um documento com sugestões de medidas que podem ajudar no enfretamento da crise ambiental. Entre outras recomendações, o texto propõe a decretação de estado de emergência na região, o treinamento de voluntários e fornecimento de equipamentos de proteção para limpeza das áreas afetadas, a solicitação de ajuda internacional e ainda a criação de um plano de reparação de danos ambientais e econômicos. O senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, justifica que essa seria uma atitude de complementação aos esforços já em andamento. (CONTARATO) O Nordeste brasileiro vem sofrendo com o avanço das manchas de óleo. O problema, que já se estende por mais de dois meses, afeta diretamente todo o meio ambiente marítimo da região, já traz danos ao turismo e à economia local. Entende-se poder, assim, contribuir para que a atuação seja não apenas reativa, mas que contemple medidas para conter o problema pontual, providenciar a reparação de danos e para evitar problemas futuros. Rep: Jacques Wagner, do PT da Bahia, afirma que não enxerga a reação necessária do Poder Executivo para tratar do desastre. (WAGNER) Ninguém está apontando o dedo, porque o acidente ou crime ambiental não é da responsabilidade do governo, mas eu digo sempre que é da responsabilidade do governo a reação à matéria e a gente não sente uma articulação do governo. Quem sofre é o povo. O nordestino depende do verão na praia, depende da pesca artesanal. Rep: O texto já foi entregue por uma comissão de senadores ao presidente da República em exercício, General Hamilton Mourão. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Comissão de Meio Ambiente sugere ao governo medidas para combater o vazamento de óleo nas praias brasileiras. A intenção é somar esforços com o Governo Federal para solucionar o problema. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

TÓPICOS:
Bahia  CMA  Comissão de Meio Ambiente  Economia  Espírito Santo  Meio Ambiente  Pesca  Poder Executivo  Presidente da República  PT  Rede  Rede Sustentabilidade  Senador Fabiano Contarato  Sustentabilidade  Turismo 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo