CMA quer explicação de ex-presidente da Petrobras sobre compra de refinaria — Rádio Senado

CMA quer explicação de ex-presidente da Petrobras sobre compra de refinaria

LOC: A COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO SENADO VAI CHAMAR O EX-PRESIDENTE DA PETROBRAS, SERGIO GABRIELLI, PARA EXPLICAR DENÚNCIAS DE COMPRA DE UMA REFINARIA DESATIVADA NO EXTERIOR. 

LOC: DE ACORDO COM O AUTOR DO REQUERIMENTO, O NEGÓCIO DEU PREJUÍZO DE MAIS DE UM BILHÃO DE REAIS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, apresentou pedido para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle convidar o ex-presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, e o ex-diretor internacional da empresa, Nestor Cerveró, para explicar denúncias publicadas pela revista Veja. Em dezembro de 2012, a publicação veiculou matéria com o título “1 bilhão pelo ralo” envolvendo os dois convidados, sobre a compra e venda da refinaria de Pasadena, no estado norte-americano do Texas. A refinaria foi comprada em 2006 e o montante gasto chega a quase um bilhão e 200 mil dólares. Toda a operação está sendo investigada pelo Tribunal de Contas da União, o que para o senador justifica a audiência pública. 

(Ivo Cassol) Compraram uma refinaria obsoleta, uma refinaria que já estava abandonada pelo povo americano, a empresa comprou por 42 milhões. O Brasil foi lá, comprou 50% dela por US$ 360 milhões e fez um contrato fraudulento, sem-vergonha, vagabundo – me desculpem a expressão – e deixou uma brecha numa cláusula que o Brasil era obrigado a comprar o restante dessa empresa. E resultado final: pagou US$ 1,18 bilhão. É por isso que esse povo está na rua. O povo não aguenta mais desmandos. 

(Repórter) O senador lamentou não poder transformar o requerimento de convite em convocação, o que obrigaria os ex-diretores a comparecer ao Senado. Isso porque somente as Comissões Parlamentares de Inquérito podem convocar qualquer autoridade ou pessoa para depoimento. As comissões permanentes só podem convocar ministros ou titulares de órgãos diretamente ligados à Presidência da República. Ele acredita que os convidados não vão aparecer e adiantou que se a ausência se confirmar, o caminho será trabalhar por uma CPI da Petrobras. 

LOC: A COMISSÃO APROVOU TAMBÉM PROJETO QUE TORNA CRIME FIXAR AVISO EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS ISENTANDO A CASA DE RESPONSABILIDADE POR DANOS OCORRIDOS AO CONSUMIDOR NAS SUAS DEPENDÊNCIAS. O DONO DA EMPRESA PODE SER PUNIDO COM MULTA E DETENÇÃO DE TRÊS MESES A UM ANO.
02/07/2013, 01h26 - ATUALIZADO EM 02/07/2013, 01h26
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00