Audiência pública

CMA debate tecnologia para geração de energia solar desenvolvida no Brasil

02:04CMA debate tecnologia para geração de energia solar desenvolvida no Brasil

Transcrição LOC: NOVA TECNOLOGIA DESENVOLVIDA NO BRASIL PARA UTILIZAÇÃO DA LUZ SOLAR NA GERAÇÃO DE ENERGIA PODE ALIAR LUCRATIVIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. LOC: O TEMA FOI DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE. AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE RAQUEL TEIXEIRA. (Repórter) A energia solar corresponde atualmente a apenas dois por cento da matriz energética brasileira. Mas, na verdade, o Brasil tem potencial 28 vezes maior do que o Japão para a utilização do sol como fonte limpa e gratuita de energia. E essa transição energética pode ser uma forma eficaz de diminuir a poluição do planeta, causada em grande parte, pela utilização de combustíveis fósseis, como o petróleo. A empresa brasileira Sunew usou a incidência solar no país como vantagem competitiva e criou uma nova tecnologia com materiais orgânicos para captação da luz do sol, aliando lucratividade e preservação ambiental. Em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, o diretor-executivo Tiago Alves explicou que a sustentabilidade deve ser a finalidade das empresas modernas. (Tiago Alves) Sustentabilidade é um fim, não é um meio. Não é uma obrigação por lei é um princípio, é uma questão de fazer o que é certo. Os empresários estão acordando e o Brasil precisa acordar que fazer o que é certo dá resultado, dá lucro. Já a gerente da Natura, Luciana Villa Nova, contou que as práticas sustentáveis deram origem à marca e fazem parte dos planos para o futuro. (Luciana Villa Nova) Uma empresa tem que promover impacto positivo, ao invés de degradar ela precisa regenerar o meio ambiente, ela precisa trabalhar um modelo de consumo que influencie um consumo mais sustentável. (Repórter) Segundo o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, o debate faz parte das ações do Junho Verde. (Confúcio Moura) Tudo isso veio em decorrência da proposição aprovada por essa comissão de ser criado aqui no Senado o Junho Verde, onde a gente pudesse debater temas de largo alcance da sociedade brasileira e do mundo. O próximo encontro da CMA sobre o tema vai tratar da desertificação e de políticas para melhorar o uso do solo brasileiro.

Comissão de Meio Ambiente promoveu nesta terça-feira (11) uma audiência pública sobre o lucro verde, com participação a de representantes de empresas brasileiras que usam a sustentabilidade como forma de gerar riqueza. O debate faz parte das ações do Junho Verde. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
CMA  Combustíveis  Comissão de Meio Ambiente  Empresas  Energia  Japão  Meio Ambiente  Petróleo  Rondônia  Senador Confúcio Moura  Sustentabilidade  Tecnologia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo