Cineastas entregam proposta de incentivo ao cinema infantil — Rádio Senado

Cineastas entregam proposta de incentivo ao cinema infantil

LOC: CINEASTAS, PRODUTORES E EXIBIDORES ENTREGAM PROPOSTA À COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PARA QUE SEJA IMPLANTADA POLÍTICA PÚBLICA PARA O AUDIOVISUAL DESTINADO À INFÂNCIA. 

LOC: REPRESENTANTES DO FÓRUM DE DEFESA E PROMOÇÃO DO CINEMA INFANTIL QUEREM QUE 25 POR CENTO DO ORÇAMENTO DEDICADO AO AUDIOVISUAL SEJA PARA ESSE PÚBLICO. REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE.  

(Repórter) Um cálculo dos exibidores de cinema brasileiros é de que 35% do faturamento nos cinemas nacionais correspondem à exibição de filmes infantis estrangeiros. Outra conta é de que dos cerca de cem filmes nacionais produzidos anualmente, apenas quatro são dedicados às crianças. O produtor e exibidor Nilson Rodrigues veio ao Senado com representantes do Fórum de Defesa do Cinema Infantil Brasileiro para reivindicar, junto à Comissão de Educação, melhor tratamento do Estado a esse segmento. 

(Nilson Rodrigues) “Porque nossas crianças, as crianças brasileiras têm o direito de assistir filmes infantis brasileiros! Conteúdos de animação, conteúdos infantis, sejam eles quais forem na televisão brasileira, feitos por brasileiros. É uma forma dessas crianças também se verem nas telas, na televisão, no cinema.” 

(Repórter) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, recebeu os representantes do Fórum e se comprometeu a atuar em três frentes, que implicam em destinar 25% do orçamento público de audiovisual para as produções infantis. 

(Cristovam Buarque) “Uma é uma lei de origem no próprio Senado, que eu vou elaborar com alguns outros senadores. Outra é convencer o governo a determinar isso pelo menos para as estatais que financiam cinema. E o terceiro é nós conseguirmos que o governo faça o seu projeto de lei, porque o projeto de lei que sai do Executivo é rápido, o Projeto de Lei que sai de um de nós, senadores, Vai devagar.” 

(Repórter) O senador Cristovam Buarque também é autor de um projeto de lei que determina a exibição de filmes nacionais nas escolas. A proposta já foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
20/09/2012, 08h24 - ATUALIZADO EM 20/09/2012, 08h24
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00