CI realiza audiência em MT para debater integração dos transportes no arco norte do país
Transcrição
LOC: A NECESSIDADE DA INTEGRAÇÃO DOS TRANSPORTES NA REGIÃO DO ARCO NORTE DO BRASIL FOI TEMA DA AUDIÊNCIA QUE A COMISSÃO DE INFRAESTURA REALIZOU EM JUÍNA, EM MATO GROSSO, NA SEXTA-FEIRA.
LOC: A EXPANSÃO DOS PORTOS FLUVIAIS, A IMPLANTAÇÃO DE FERROVIAS E RODOVIAS FORAM O CENTRO DOS DEBATES. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.
(0519 A-01 PENNA t- 02:06): A Comissão de Infraestrutura realizou audiência pública em Juína, Mato Grosso, para debater a integração dos transportes na região do chamado “Arco Norte”. Essa região compreende os estados do norte da Região Centro-Oeste e todos os estados da Região Norte. Com a interiorização da produção de alimentos, especialmente nos estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará, há uma necessidade de fazer com que o transporte das safras chegue ao litoral. O senador Wellington Fagundes, do PR do Mato Grosso, que junto com o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, apresentou os pedidos para a realização da audiência, aproveitou para anunciar o início das obras da BR-174:
(WELLINGTON 0:18): Restauração e manutenção da BR-174, de Juína a Vilhena, que daqui a pouco inclusive, vamos estar assinando a ordem de serviço através do DNIT. Claro, discutir também a BR-174 de Juruena até Colniza, Castanheira até Colniza, o sonho de Machadinho do Oeste, enfim...
(PENNA): O senador Valdir Raupp, por sua vez, destacou que parte da produção agrícola de Mato Grosso e de Rondônia segue para exportação através de Porto Velho, às margens do Rio Madeira:
(RAUPP 0:15): Que hoje, só por Porto Velho, hoje já são três terminais graneleiros: o do Maggi, o da Cargil e o da Bunge. Hoje são em torno de 6 milhões de toneladas de grãos. Em 2022, a projeção será de 18 milhões de toneladas de grãos.
(PENNA): Paulo Sérgio Souza, diretor do programa de Transportes do Ministério dos Transportes, enfatizou o compromisso da construção da infraestrutura de logística para a região:
(PAULO 0:12): Todos sabem que a gente atravessa uma crise econômica-financeira de grandes proporções, uma das maiores recessões da nossa história. Mas mesmo assim a gente está dando prioridade máxima aos grandes corredores de escoamento da nossa safra brasileira.
(PENNA): Entre as reivindicações apresentadas para a logística do transporte da região entre Mato Grosso e Rondônia estão: a expansão e manutenção das BRs-174, 364 e 435, e a construção da ferrovia entre Sapezal, em Mato Grosso e Porto Velho, em Rondônia. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.