CI realiza audiência em MT para debater integração dos transportes no arco norte do país — Rádio Senado
Audiência pública

CI realiza audiência em MT para debater integração dos transportes no arco norte do país

19/05/2017, 19h01 - ATUALIZADO EM 19/05/2017, 19h02
Duração de áudio: 02:10
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência pública em Juína, Mato Grosso, para tratar da BR-174, com a participação de autoridades federais, estaduais e municipais.

Mesa:
senador Valdir Raupp (PMDB-RO); 
senador Wellington Fagundes.

Foto: TV Senado
TV Senado

Transcrição
LOC: A NECESSIDADE DA INTEGRAÇÃO DOS TRANSPORTES NA REGIÃO DO ARCO NORTE DO BRASIL FOI TEMA DA AUDIÊNCIA QUE A COMISSÃO DE INFRAESTURA REALIZOU EM JUÍNA, EM MATO GROSSO, NA SEXTA-FEIRA. LOC: A EXPANSÃO DOS PORTOS FLUVIAIS, A IMPLANTAÇÃO DE FERROVIAS E RODOVIAS FORAM O CENTRO DOS DEBATES. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. (0519 A-01 PENNA t- 02:06): A Comissão de Infraestrutura realizou audiência pública em Juína, Mato Grosso, para debater a integração dos transportes na região do chamado “Arco Norte”. Essa região compreende os estados do norte da Região Centro-Oeste e todos os estados da Região Norte. Com a interiorização da produção de alimentos, especialmente nos estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará, há uma necessidade de fazer com que o transporte das safras chegue ao litoral. O senador Wellington Fagundes, do PR do Mato Grosso, que junto com o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, apresentou os pedidos para a realização da audiência, aproveitou para anunciar o início das obras da BR-174: (WELLINGTON 0:18): Restauração e manutenção da BR-174, de Juína a Vilhena, que daqui a pouco inclusive, vamos estar assinando a ordem de serviço através do DNIT. Claro, discutir também a BR-174 de Juruena até Colniza, Castanheira até Colniza, o sonho de Machadinho do Oeste, enfim... (PENNA): O senador Valdir Raupp, por sua vez, destacou que parte da produção agrícola de Mato Grosso e de Rondônia segue para exportação através de Porto Velho, às margens do Rio Madeira: (RAUPP 0:15): Que hoje, só por Porto Velho, hoje já são três terminais graneleiros: o do Maggi, o da Cargil e o da Bunge. Hoje são em torno de 6 milhões de toneladas de grãos. Em 2022, a projeção será de 18 milhões de toneladas de grãos. (PENNA): Paulo Sérgio Souza, diretor do programa de Transportes do Ministério dos Transportes, enfatizou o compromisso da construção da infraestrutura de logística para a região: (PAULO 0:12): Todos sabem que a gente atravessa uma crise econômica-financeira de grandes proporções, uma das maiores recessões da nossa história. Mas mesmo assim a gente está dando prioridade máxima aos grandes corredores de escoamento da nossa safra brasileira. (PENNA): Entre as reivindicações apresentadas para a logística do transporte da região entre Mato Grosso e Rondônia estão: a expansão e manutenção das BRs-174, 364 e 435, e a construção da ferrovia entre Sapezal, em Mato Grosso e Porto Velho, em Rondônia. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.

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