CI debate atendimento a municípios em situação de emergência — Rádio Senado

CI debate atendimento a municípios em situação de emergência

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA O ATENDIMENTO A MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. 

LOC: O GENERAL ADRIANO PEREIRA JÚNIOR, SECRETÁRIO NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL, PARTICIPOU DA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM OS SENADORES DA CI. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) A audiência pública foi pedida pelo senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso. Taques queria saber por que os recursos federais garantidos pela política nacional de proteção e defesa civil não estão chegando à população. O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, também quis saber como estão os investimentos em prevenção. Raupp lembrou que seu estado passou pela maior enchente da história no verão passado, e que não viu trabalho de prevenção de desastres até o momento. 

(Valdir Raupp) Como agora já começa a preocupação novamente com o início das chuvas na região amazônica, Bolívia, Peru e Rondônia, com a cheia do rio Madeira novamente. O Brasil está se especializando em socorro, assistência, que faz muito bem, a reconstrução, que fica mais cara, e eu pergunto à o senhor o seguinte. E a prevenção? Já estamos preocupados com a prevenção em Rondônia novamente. 

(Repórter) O responsável pela Defesa Civil no País, general Adriano Pereira Júnior, disse que em termos de prevenção, o governo Federal tem investido em redução de áreas de risco. Mas admitiu que ainda há muito que ser feito. 

(Adriano Pereira Júnior) Até hoje não conseguimos dar início à reconstrução em Rondônia. O Sistema Nacional de Defesa Civil ainda não funciona. Os estados não tem estrutura adequada, até para encaminhar solicitações. Até para fazer o que chamo, na Marinha a gente diz, o controle de danos. Uma equipe que procura o que está estragado e precisa melhorar e faz isso de forma rápida e eficiente. 

(Repórter) O general Adriano Pereira Júnior também afirmou que quer conversar com todos os governadores para alertar sobre a necessidade de os estados melhorarem as estruturas de defesa civil atuais.
03/12/2014, 01h32 - ATUALIZADO EM 03/12/2014, 01h32
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00