CI aprova projeto que moderniza o sistema de distribuição de eletricidade — Rádio Senado
Infraestrutura

CI aprova projeto que moderniza o sistema de distribuição de eletricidade

A Comissão de Infraestrutura aprovou projeto de lei que incentiva a implantação de redes elétricas inteligentes no Brasil (PLS 356/2017). Essas redes permitem o monitoramento e gerenciamento do transporte de eletricidade em tempo real, com fluxo de mão dupla entre o fornecedor e o consumidor. Para o autor, senador Eduardo Braga (MDB-AM), a proposta vai dar mais eficiência ao sistema elétrico brasileiro. O projeto segue para análise da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A reportagem é de Iara Farias Borges, da Rádio Senado.

 

12/06/2018, 13h47 - ATUALIZADO EM 12/06/2018, 13h47
Duração de áudio: 01:48
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza reunião com 10 itens na pauta. Entre eles, o PLS 356/2017 que incentiva a modernização das instalações do serviço público de distribuição de energia elétrica.

À mesa, presidente da CI, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) à bancada.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVOU PROJETO QUE INCENTIVA A INSTALAÇÃO DE REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES NO PAÍS. LOC: A PROPOSTA, AGORA, SEGUE PARA A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) O projeto de lei incentiva a modernização do sistema de distribuição de energia elétrica no País. As chamadas redes inteligentes permitem o monitoramento e gerenciamento do transporte de eletricidade em tempo real, com informações de mão dupla entre o fornecedor e o consumidor. Para o autor, senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, essa modernização é necessária para uma maior transparência e eficiência na prestação do serviço público de distribuição de energia. (Eduardo Braga) “Um sistema de baixa tensão, com uma rede elétrica inteligente, finalmente colocará o Brasil no século 21 na área de distribuição de energia elétrica. Se nós tivermos uma rede inteligente, nós poderemos, sempre que for de interesse do consumidor, seja residencial, comercial, industrial, ele poderá ser um co-gerador na microgeração distribuída, seja de energia solar, seja de energia eólica, seja de energia a gás”. (Repórter) O relator da matéria, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, disse que a rede inteligente permite ainda a atualização do sistema elétrico em grande escala. Para ele, o País já deveria ter adotado esse sistema. (Acir Gurgacz) “É preciso romper a inércia porque o setor elétrico brasileiro passa em relação à adoção dessa importante tecnologia. Vários países já a adotam em larga escala. O Brasil já iniciou essa revolução em sua indústria de eletricidade, mas os resultados são muito aquém das expectativas”. (Repórter) A proposta, agora, segue para análise da Comissão de Ciência e Tecnologia. PLS 356/2017

Ao vivo
00:0000:00