Audiência pública

Centros de desenvolvimento regional sofrem com baixos recursos

01:48Centros de desenvolvimento regional sofrem com baixos recursos

Transcrição LOC: SENADO INICIA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE CENTROS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. LOC: RELATÓRIOS APRESENTADOS REVELAM A FALTA DE RECURSOS PARA EFETIVAÇÃO DOS PROJETOS NOS ESTADOS. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Os representantes dos Centros de Desenvolvimento Regional vinculados ao Ministério da Educação apresentaram projetos e metas a serem implementados nos próximos anos. Com o foco no desenvolvimento dos estados por meio de pesquisas, os chamados CDRs sofrem com a falta de dinheiro. A unidade da Paraíba, que possui 7 projetos de dois anos, conta com apenas 3 milhões de reais. A representante do CDR paraibano, Maria de Fátima Martins, destacou que o valor é muito inferior ao necessário: (Maria de Fátima) Ai eu te pergunto? Esse valor é muito grande para sete projetos? Quais os benefícios que esses projetos vão trazer para a aquelas comunidades? Muitos. E a gente tem um valor ali que é insignificante diante da importância desses projetos. (Repórter) O representante do CDR do Distrito Federal, Neantro Rivano, também disse que diante da falta de dinheiro, o jeito é buscar parcerias com o setor privado. (Neantro Rivano). A segunda tarefa é a articulação com as entidades de fomento. Nós estamos aqui com projetos de boa qualidade e a partir de agora vamos trabalhar com essas entidades para haver esse casamento entre os dois lados. (Repórter). A senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, defendeu mais recursos para projetos de desenvolvimento regional. (Zenaide Maia) As maiores pesquisas desses países estão dentro das Universidades, agora tudo isso precisa de recurso gente. Ninguém faz esses planos sem recursos porque vocês apresentam a instalação e manutenção por dois 2 anos, qualquer projeto desse vai precisar de manutenção. (Repórter). Os CDRs do Ministério da Educação estão presentes na Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal em fase de testes.

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) ouviu em audiência os representantes do Centros de Desenvolvimento Regional vinculados ao Ministério da Educação sobre os planos de ação para os próximos anos. Apesar dos quatro CDRs terem projetos definidos, ainda faltam recursos para efetivação dessas pesquisas.

Veja a íntegra da audiência pública aqui.

TÓPICOS:
CDR  Desenvolvimento  Desenvolvimento Regional  Distrito Federal  Educação  Estados  Ministério da Educação  Paraíba  PROS  Regional  Rio Grande do Norte  Rio Grande do Sul  São Paulo  Senadora Zenaide Maia 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo