Centros de desenvolvimento regional sofrem com baixos recursos — Rádio Senado
Audiência pública

Centros de desenvolvimento regional sofrem com baixos recursos

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) ouviu em audiência os representantes do Centros de Desenvolvimento Regional vinculados ao Ministério da Educação sobre os planos de ação para os próximos anos. Apesar dos quatro CDRs terem projetos definidos, ainda faltam recursos para efetivação dessas pesquisas.

Veja a íntegra da audiência pública aqui.

05/12/2019, 14h38 - ATUALIZADO EM 05/12/2019, 14h38
Duração de áudio: 01:48
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza audiência pública para Avaliação da Política Pública Programa Centros de Desenvolvimento Regional (CDR)" com a finalidade de descrever as metodologias de trabalho participativas, as conexões entre oferta e demanda, a escolha dos alvos temáticos e as carteiras de projetos, incluindo os esforços de financiamento.

Mesa:
assessora técnica do Centro de Desenvolvimento Regional da Paraíba (CDR PB), Maria de Fátima Martins;
vice-presidente da CDR, senadora Zenaide Maia (Pros-RN);
coordenador do Centro de Desenvolvimento Regional do Distrito Federal (CDR DF), Neantro Saavedra Rivano;
doutora em Desenvolvimento Regional do Centro de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul (CDR RS), Elizabeth Cristina Drumm.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO INICIA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE CENTROS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. LOC: RELATÓRIOS APRESENTADOS REVELAM A FALTA DE RECURSOS PARA EFETIVAÇÃO DOS PROJETOS NOS ESTADOS. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Os representantes dos Centros de Desenvolvimento Regional vinculados ao Ministério da Educação apresentaram projetos e metas a serem implementados nos próximos anos. Com o foco no desenvolvimento dos estados por meio de pesquisas, os chamados CDRs sofrem com a falta de dinheiro. A unidade da Paraíba, que possui 7 projetos de dois anos, conta com apenas 3 milhões de reais. A representante do CDR paraibano, Maria de Fátima Martins, destacou que o valor é muito inferior ao necessário: (Maria de Fátima) Ai eu te pergunto? Esse valor é muito grande para sete projetos? Quais os benefícios que esses projetos vão trazer para a aquelas comunidades? Muitos. E a gente tem um valor ali que é insignificante diante da importância desses projetos. (Repórter) O representante do CDR do Distrito Federal, Neantro Rivano, também disse que diante da falta de dinheiro, o jeito é buscar parcerias com o setor privado. (Neantro Rivano). A segunda tarefa é a articulação com as entidades de fomento. Nós estamos aqui com projetos de boa qualidade e a partir de agora vamos trabalhar com essas entidades para haver esse casamento entre os dois lados. (Repórter). A senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, defendeu mais recursos para projetos de desenvolvimento regional. (Zenaide Maia) As maiores pesquisas desses países estão dentro das Universidades, agora tudo isso precisa de recurso gente. Ninguém faz esses planos sem recursos porque vocês apresentam a instalação e manutenção por dois 2 anos, qualquer projeto desse vai precisar de manutenção. (Repórter). Os CDRs do Ministério da Educação estão presentes na Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal em fase de testes.

Ao vivo
00:0000:00