Centrais sindicais negociam salário mínimo de R$ 560 — Rádio Senado

Centrais sindicais negociam salário mínimo de R$ 560

LOC: AS PRINCIPAIS CENTRAIS SINDICAIS DEFENDERAM UM AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO PARA 560 REAIS NO ANO QUE VEM. 

LOC: A PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO GOVERNO QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO NO CONGRESSO NACIONAL PREVÊ UM VALOR DE 538 REAIS. MAS O ASSUNTO DEVE VOLTAR A SER DEBATIDO APÓS O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES. 

LOC: O RELATOR-GERAL DO ORÇAMENTO, SENADOR GIM ARGELLO, ADMITE NEGOCIAR UM REAJUSTE MAIOR COM OS PARLAMENTARES E O PRÓXIMO PRESIDENTE ELEITO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: As principais centrais sindicais do país começaram a negociar com o governo o aumento do salário mínimo para o ano que vem. Os sindicalistas defenderam um reajuste de aproximadamente 10 por cento, dos atuais 510 reais para 560 reais, a partir de 2011. A proposta de Orçamento encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional prevê um valor de 538 reais e 15 centavos. O reajuste de cinco e meio por cento busca repor a inflação prevista para este ano. O governo justifica que a regra foi acertada com os sindicatos em 2007 e adota como referência a inflação anual e o crescimento do PIB, que é a riqueza produzida pelo país. O relator-geral do Orçamento, senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, disse que o assunto deve voltar a ser discutido após o segundo turno das eleições. Gim admitiu que pode negociar um reajuste maior com os parlamentares e o novo presidente eleito em no dia 31 de outubro. (GIM) ¿Então eu vou poder escutar todos, escutar principalmente a nova presidente do Brasil, o novo presidente do Brasil, e aí fazer um orçamento que seja justo para todo o país.¿ (Cardim) O senador Gim Argello explicou que o cronograma para votação do orçamento 2011 já está pronto e o texto final deve ser aprovado até o final deste ano. A proposta orçamentária de 2011 tem uma peculiaridade: será o primeiro orçamento a ser executado pelo novo governo.
22/10/2010, 00h30 - ATUALIZADO EM 22/10/2010, 00h30
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00