CE vai fazer audiências para debater mudanças na lei das drogas — Rádio Senado

CE vai fazer audiências para debater mudanças na lei das drogas

LOC: COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI FAZER SÉRIE DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DISCUTIR PROPOSTAS DE MUDANÇAS DA LEI DAS DROGAS. 

LOC: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, QUE EM 2014 RELATOU SUGESTÃO POPULAR QUE TRATAVA DA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA, DEFENDEU QUE ESSAS AUDIÊNCIAS SEJAM AMPLAS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: A discussão da nova lei de drogas deverá trazer ao Senado vários especialistas no assunto para uma série de audiências públicas na Comissão de Educação. Em pauta estará o Projeto de Lei Complementar número 37 que muda a política nacional sobre drogas. As divergências em pontos como discriminalização da maconha, definição do que seja usuário, uso medicinal e internação compulsória mobilizam o debate. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que em 2014 presidiu as oito audiências públicas que discutiram as propostas de uso medicinal, recreativo e industrial da maconha, defendeu a ampla participação do público e o convite ao maior número possível de especialistas:  

(CRISTOVAM) Eu acho ótimo. Eu quero que tenha quanto sejam necessárias. E além do processo educativo das audiências, pode levar a sociedade e a todos nós a chegar numa posição consciente: o que que é certo.

(REPÓRTER) Grupos de ativistas querem que as audiências públicas ampliem o máximo possível a presença de especialistas e permitam também a participação do público. André Kiepper, que foi o organizador da Sugestão Legislativa que discutiu a legalização da maconha, defende a participação dos presentes nas audiências públicas:  

(KIEPPER): Durante a SUG-8 a participação do público funcionou, não acho que tenha impedido o trabalho da Comissão de Direitos Humanos. Então eu gostaria de ver o mesmo trabalho sendo feito na Comissão de Educação junto ao PLC 37. Que o público atender as audiências, assisti-las e falar também brevemente durante alguns minutos. 

(REPÓRTER) O senador Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, foi designado relator do PLC 37 pelo presidente da Comissão de Educação, senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro.
17/04/2015, 06h38 - ATUALIZADO EM 17/04/2015, 06h38
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00