CE reconhece engenheiro Tércio Pacitti como Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica — Rádio Senado
Projeto

CE reconhece engenheiro Tércio Pacitti como Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica

A proposta (PLC 66/2018) concede o título de Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica ao Major-Brigadeiro Tércio Pacitti. O engenheiro é reconhecido como um dos maiores nomes da informática no Brasil e foi responsável pela idealização e implementação da tecnologia da informação na Aeronáutica. Pacitti recebeu o título de doutor pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, criou o curso de Engenharia da Computação e foi reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e professor da UFRJ. Durante o debate, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) considerou a homenagem justa e lembrou que Pacitti escreveu diversos livros que são referência na área. A proposta deve ser analisada pelo plenário do Senado. A reportagem é de George Cardim, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais detalhes.

07/08/2018, 13h39 - ATUALIZADO EM 07/08/2018, 14h59
Duração de áudio: 01:45
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 16 itens na pauta. Entre eles, o PLS 194/2016, que obriga escolas a exibir resultados do Ideb.

Em pronunciamento, senadora Maria do Carmo (DEM-SE).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: O ENGENHEIRO TÉRCIO PACITTI PODE SER RECONHECIDO COMO PATRONO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA AERONÁUTICA. LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) A proposta concede o título de Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica ao Major-Brigadeiro Tércio Pacitti. O engenheiro é reconhecido como um dos maiores nomes da informática no Brasil e foi responsável pela idealização e implementação da tecnologia da informação na Aeronáutica. Em sua trajetória acadêmica e profissional, Pacitti se formou pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, recebeu o título de doutor pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, criou o curso da Engenharia da Computação e foi reitor do ITA e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o debate, a senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe, considerou a homenagem justa e lembrou que Pacitti deixou a carreira como Brigadeiro e escreveu diversos livros que são referência na área. (Maria do Carmo Alves) “Não há dúvida de que foi grande a relevância de Tércio Pacitti como pioneiro da informática no País, tanto no que se refere a seu estudo e a concepções teóricas, como na criação de cursos e instituições, juntamente com a aplicação da respectiva tecnologia, especialmente no âmbito da aeronáutica” (Repórter) A proposta aprovada pela Comissão de Educação deve ser analisada agora pelo plenário do Senado. Desde 1984, Alberto Santos Dumont é reconhecido como o Patrono da Aeronáutica. PLC 66/2018

Ao vivo
00:0000:00