CE quer inserir método de ensino "Sathya Sai Educare" na educação tradicional — Rádio Senado
Educação

CE quer inserir método de ensino "Sathya Sai Educare" na educação tradicional

A Comissão de Educação (CE) discutiu em audiência pública nesta quinta-feira (22) como o método de ensino "Sathya Sai Educare" pode ajudar o ensino tradicional. A técnica indiana é conhecida por integrar ensino convencional a conhecimentos para a formação do caráter, com o desenvolvimento de valores humanos.

22/08/2019, 14h01 - ATUALIZADO EM 22/08/2019, 14h01
Duração de áudio: 02:46
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa para tratar sobre o programa "Sathya Sai Educare", com a participação, entre outros, do presidente do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil e do presidente do Instituto Myra Eliane. 

Mesa: 
diretora do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil, Maria Inez Cabral de Araújo; 
presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso; 
presidente eventual da CE, senador Eduardo Girão (Podemos-CE); 
psicóloga da Escola Professor Clodomir Teófilo Girão, Priscila Vital; 
presidente do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil, Rodrigo Cury Bicalho; 
coordenadora-geral de formação de professores da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Vanessa Cristini da Silva Matos.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DISCUTE COMO O MÉTODO DE ENSINO "SATHYA SAI EDUCARE" PODE AJUDAR O ENSINO TRADICIONAL. LOC: A TÉCNICA INDIANA É CONHECIDA POR INTEGRAR O ENSINO CONVENCIONAL A CONHECIMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER, COM O DESENVOLVIMENTO DE VALORES HUMANOS. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Os primeiros devotos Sathya Sai do Brasil começaram a surgir em 1981, quando o professor de Yoga José Hermógenes levou seus alunos para conhecerem locais sagrados da Índia. O presidente do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil, Rodrigo Cury explica que a técnica educativa não é tão diferente da aplicada hoje em dia nas escolas convencionais, no entanto, ela vai além de simplesmente fornecer informações, e busca resgatar valores humanos que estão sendo perdidos. (Rodrigo Cury) Algumas pessoas falam: ‘há mas então devem ser crianças frágeis né! Crianças que falam em amor, amizade...’ Mas é justamente o contrário, são crianças que se sentem seguras que foram acolhidas que puderam se expressar, que desenvolveram sua capacidade de se expressar sua autoconfiança, sua força interior e por conta disso elas estão mais preparadas, que as demais, para enfrentar os desafios do dia a dia. (Repórter) O senador Eduardo Girão do Podemos do Ceará trouxe relatos sobre como a experiência da educação Sathya Sai foi transformadora em sua vida. (Eduardo Girão) Comecei a mergulhar com todas as minhas limitações e imperfeições nesse programa e percebi que os valores ali implantados que são cinco valores: paz, amor, não violência, retidão e verdade eles fazem toda a diferença. (Repórter) A audiência pública sobre a educação Sathya Sai levou os participantes a debaterem os problemas do ensino no Brasil. O presidente do Instituto Myra Eliane - que discute a educação infantil, Igor Queiroz comparou o modelo brasileiro com o de países europeus para justificar a falta de investimentos. (Igor Queiroz) Quantos outros senadores tem aqui? Quantos outros deputados tem aqui? Quantos outros ministros de educação, quantos representantes tem aqui nesse momento pela educação infantil? Nos países desenvolvidos não é assim! As economias modernas o recurso financeiro empregado em educação infantil não é gasto é investimento. (Repórter) O senador Styvenson Valentim do Podemos do Rio Grande do Norte elogiou a iniciativa Sathya Sai. Ele aproveitou para questionar a fiscalização do Fundeb - principal fonte de financiamento da educação básica no Brasil. (Styvenson Valentim) Educação não é dá dinheiro não. Não é Fundeb bilionário e aplicar aonde nem se sabe onde está aplicando. Eu falei desde uma parede pintada, desde um vaso sanitário, de alimentação boa, isso é necessário! Mas é imprescindível mesmo é ter dado estatístico, é ter informação, é saber com quem a gente está lidando. Porque não é fácil transformar uma vida que veio do zero, dentro de um local de crime, de violência, prostituição e drogas e pegar ele e transformar. (Repórter) A escolas Sathya Sai já formaram mais de cinco mil professores e oferecem cursos regulares para educadores nas três escolas que existem no país.

Ao vivo
00:0000:00