CE e CCT debatem a prorrogação de incentivos da Lei do Audivisual — Rádio Senado
Lei do Audiovisual

CE e CCT debatem a prorrogação de incentivos da Lei do Audivisual

A prorrogação dos incentivos fiscais da Lei do Audiovisual (Lei 8.685/1993) foi tema de audiência pública conjunta das comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O secretário-executivo da Agência Nacional do Cinema (Ancine), João Pinho, explicou que a indústria do audiovisual gera emprego, renda e desenvolvimento econômico. O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, Leonardo Edde, informou que o percentual de renúncia fiscal para o setor é de 0,1% do montante total concedido a todos os setores. O vice-presidente da CE, senador Flávio Arns (Rede-PR) defende a prorrogação dos benefícios, mas com controle da aplicação dos recursos. O senador Marcos do Val (Cidadania-ES) destacou o papel da indústria do audiovisual para inclusão social. Reportagem, Iara Farias Borges.

07/05/2019, 12h56 - ATUALIZADO EM 07/05/2019, 12h56
Duração de áudio: 02:32
As Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realizam audiência conjunta para debater prorrogação dos benefícios da lei do audiovisual. Entre os convidados, estão representantes do Ministério da Cidadania, da Ancine e da indústria de audiovisual.

Participam:
secretário- executivo da Agência Nacional do Cinema (Ancine); João Pinho;
secretário especial da cultura adjunta do Ministério da Cidadania, José Paulo Martins;
vice- presidente da CE, senador Flávio Arns (Rede-PR);
presidente da CCT, senador Vanderlan Cardoso (PP-GO);
presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav), Leonardo Edde;
presidente executivo da Bravi, Mauro Garcia. 

Foto: Geraldo Magela /Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: REUNIÃO CONJUNTA DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DISCUTIU EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A PRORROGAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA LEI DO AUDIOVISUAL. LOC: A LEGISLAÇÃO, QUE PREVÊ INCENTIVOS FISCAIS PARA QUEM INVESTIR EM PROJETOS AUDIOVISUAIS, TEM VALIDADE ATÉ O FINAL DESTE ANO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Com faturamento anual de 44 bilhões de reais, o setor de audiovisual emprega mais de 330 mil pessoas, gera mais de dois bilhões de reais em impostos indiretos e vem crescendo cerca de 9% ao ano. O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, Leonardo Edde, ressaltou a importância do setor. (Leonardo Edde) “É uma indústria que gera receita para a alimentação, logística, passagens aéreas, hotelaria, enfim. Tem empresas desde microempreendedores até grandes grupos econômicos. Tirar um pouco a imagem negativa da cultura e tal e trazer a imagem positiva de indústria que gera emprego, gera renda, gera PIB”. (Repórter) Em 2017, o Tesouro deixou de receber 354 bilhões em incentivos fiscais. Deste montante, só 0,1% foi para a Lei do Audiovisual, informou o secretário-executivo da Ancine, Agência Nacional do Cinema, João Pinho. Ele defende a prorrogação dos incentivos por mais tempo. (Pinho, 8”): “Seria ideal que a gente fizesse uma prorrogação um pouco maior para que esse mercado tenha previsibilidade no uso do mecanismo e assim a gente pode fazer um estudo constante desta demanda”. (Repórter) Também defensor da prorrogação dos incentivos ao audiovisual, o vice-presidente da Comissão de Educação, senador Flávio Arns, da Rede sustentabilidade do Paraná, ponderou que é preciso fiscalizar a aplicação dos recursos. (Flávio Arns) “Não é só uma questão de incentivo, mas é um retorno importante em termos de impostos, de emprego, de visão de futuro. Ao mesmo tempo, claro, a gente tem que aprimorar os sistemas de controle, fiscalizar em conjunto com os órgãos de controle para que os recursos sejam adequadamente empregados”. (Repórter) O senador Marcos do Val, do Cidadania do Espírito Santo, contou que participou do filme Tropa de Elite e percebeu a grandeza do setor para a economia e inserção social. (Marcos do Val) “Eu não tinha como terminar e não virar um admirador, um fã incondicional das produções de cinema no Brasil. Eu sou totalmente favorável e vou brigar pela prorrogação da lei”. (Repórter) A pedido do senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, a Comissão de Educação em conjunto com a de Ciência e Tecnologia voltarão a debater o tema, desta vez num seminário. REQ 17/2019 – CE REQ 12/2019 – CCT Lei 8.685/1993

Ao vivo
00:0000:00