CE debate padronização do currículo escolar — Rádio Senado
Educação

CE debate padronização do currículo escolar

24/02/2016, 19h53 - ATUALIZADO EM 24/02/2016, 19h53
Duração de áudio: 02:12
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência interativa debate o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Entre os convidados, representantes do MEC, da CAPES e do CNE.

Mesa E/D:
conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Fernandes Dourado;
membro do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Belchior de Oliveira Rocha;
secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias;
presidente eventual da CE, senadora Fátima Bezerra (PT-RN);
diretora de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/MEC, Irene Maurício Cazorla; 
presidente do Fórum Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Alessandra Santos de Assis.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: PADRONIZAR O CURRÍCULO ESCOLAR EM TODAS AS ESCOLAS BRASILEIRAS, DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. LOC: A PROPOSTA, DO MEC, FOI TEMA DE DEBATE NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. REPÓRTER NARA FERREIRA: (Repórter) O Ministério da Educação já apresentou uma primeira versão do documento, que estabelece a padronização de parte dos currículos das 190 mil escolas de educação básica em todo o país, públicas ou particulares. A chamada Base Nacional Comum Curricular está aberta para sugestões da sociedade. Já foram recebidas mais de 10 milhões de contribuições. Francisco Soares, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira afirmou que esta é uma discussão necessária no País. (Francisco Soares) O que uma criança aos oito anos deve saber? Se não tenho uma definição do que é estar alfabetizado, dificilmente eu vou conseguir verificar se o direito de estar alfabetizado foi atendido ou não. A discussão da base é absolutamente fundamental. (Repórter) Ítalo Dutra, do Ministério da Educação, afirmou que elaborar a Base Curricular Comum é um processo complexo, mas possível: (Ítalo Dutra) que a gente possa ter a segurança de encaminhar um processo de construção que seja de fato nacional, e não simplesmente que o Mec acha ou um grupo de especialistas que o mec chamou para discutir. (Repórter) Já o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, acredita que será impossível construir uma base comum curricular sem um sistema educacional também comum. (Cristovam Buarque) A gente sabe o que precisa: precisa de uma carreira nacional do professor; precisa padrões de qualidade das edificações, tem que ter um padrão de equipamento, tem que ter horário integral. e finalmente não tem base comum curricular com meses de greve todos os anos. (Repórter) Para o senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco, que presidiu o debate, a reforma curricular é um dos pilares para o resgate da qualidade de ensino no Brasil. (Fernando Bezerra Coelho) Tenho certeza que essa iniciativa irá contribuir de forma decisiva para a melhoria dos indicadores educacionais do nosso país. (Repórter) O site de consulta e sugestões para a Base Nacional Comum Curricular é basenacionalcomum.mec.gov.br. LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI PROMOVER MAIS TRÊS AUDIÊNCIAS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, RIO DE JANEIRO E PERNAMBUCO.

Ao vivo
00:0000:00